João Pessoa
Feed de Notícias

Funesc oferece mini curso de harmonia funcional básica

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015 - 10:05 - Fotos: 

A Fundação Espaço Cultural (Funesc) oferece, pela terceira vez, o mini curso de férias “Harmonia Funcional na Música Popular”, ministrado por Zé Reinaldo (Colorau). A atividade gratuita é destinada a estudantes e músicos/musicistas atuantes nas diversas vertentes da prática musical. As aulas acontecem nos dias 27, 29 e 30 de janeiro (terça, quinta e sexta-feira), das 9h30 às 12h, na sala 5, rampa 1 do Espaço Cultural José Lins do Rego.

As aulas têm como objetivo possibilitar a iniciação ou ampliação dos estudos da Harmonia Funcional e sua aplicação na música popular, bem como estimular o seu estudo entre praticantes de música popular dos mais variados gêneros musicais, além de oferecer espaço alternativo de aprendizagem para estudantes da rede pública e afins. Interessados em participar devem enviar e-mail com seus dados pessoais e contatos para colorauguitar@gmail.com.

As aulas propõem o uso consciente de recursos harmônicos em instrumentos populares (guitarra, contrabaixo, teclado e outros), o que possibilita uma infinidade de sonoridades e pode contribuir para a expressão musical de todos os grupos e artistas, enriquecendo suas musicalidades. Tais recursos harmônicos são utilizados em qualquer gênero musical, MPB, rock, pop, reggae, blues, forró, entre outros.

O mini curso de férias é uma ação proposta pelo músico Zé Reinaldo, que coordenou as duas versões anteriores junto à Funesc, além das edições realizadas no Espaço Mundo e ONG Casa Pequeno Davi.

A carga horária é de sete horas e meia e os certificados só serão entregues aos participantes que tiverem, pelo menos, 75% de frequência nas atividades.

O conteúdo inclui parâmetros do som; intervalos; escalas; ciclos das quartas e quintas; armadura de clave; princípios da harmonia; formação de acordes; campo harmônico maior, em tríades e tétrades; campo harmônico menor natural.

 

Serviço

Mini curso gratuito de férias: Harmonia Funcional na Música Popular

Ministrante: Zé Reinaldo

Inscrições: Até 26 de janeiro (segunda-feira)

Aulas: dias 27, 29 e 30 (terça, quinta e sexta), das 9h30 às 12h

Limite de participantes: sujeito à capacidade da sala: 120 lugares

Faixa etária: a partir de 16 anos

Local: Sala 5, rampa 1, Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho

Informações e inscrições por e-mail: colorauguitar@gmail.com