João Pessoa
Feed de Notícias

Funesc leva grupo circense ao município de Santa Rita neste sábado

sexta-feira, 21 de novembro de 2014 - 09:40 - Fotos:  Divulgação

A ação Teatro da Paraíba em Movimento, organizada pela coordenação de artes cênicas da Funesc, chega ao município de Santa Rita neste sábado (22). A Trupe Arlequin apresentará o espetáculo “Circo Arlequin”, a partir das 20h, na Praça Getúlio Vargas. A direção é de Diocélio Barbosa e a apresentação é gratuita.

O espetáculo “Circo Arlequin” explora a rotina de personagens da vida real que adotam a vida noturna como o tempo de viver, quando experimentam momentos importantes de lazer e sobrevivência. Leva para o picadeiro as mais divertidas cenas clássicas dos palhaços que, com pantomimas, gagas e reprises interativas com o público fazem do espetáculo um show dentro do show.

É exatamente por meio da interatividade que o trabalho nasce e renasce a cada apresentação, pois é recriado por cada público participante. Um bar serve de pano de fundo para retratar as mais diversas histórias. Nesse ambiente, o cardápio é diversificado, tendo como entrada a pantomima e a música.

Sobre a Trupe Arlequin – Fundada em 2008 pelo artista e arte-educador formado pela Universidade Federal da Paraíba, Diocélio Barbosa, a Trupe Arlequin de Circo e Teatro nasceu com o intuito de dar continuidade a uma pesquisa coletiva iniciada em 2000, quando ele ainda era integrante do Grupo Quem Tem Boca é Para Gritar.

O grupo é formado por artistas que já possuem uma trajetória de trabalhos voltada para a arte do circo e do teatro: Diocélio Barbosa, Claudia Cavalcante, Filipi Maciel, Isabella Medeiros, Márcio de Paula e Ana Valentim.

Com a pesquisa voltada para a investigação do corpo cênico a partir das técnicas de circo, a Trupe Arlequin utiliza esta expressão para subsidiar suas montagens tanto dos experimentos teatrais como dos circenses e, com isto, disseminar e fomentar a valorização dessas artes.

Compõem o repertório da Trupe os espetáculos ‘Sonho de Voar’, com direção de Eleonora Montenegro, ‘Circo Arlequin’, com direção de Diocélio Barbosa, e “Nada, Nenhum e Ninguém…”, em parceria com o Grupo Geca (Grupo Experimental Cena Aberta), dirigido por Marcos Pinto.

Em seis anos de existência, a Trupe Arlequin vem promovendo importantes eventos circenses na Paraíba, a exemplo das três edições do Balaio Circense, nos anos de 2009, 2012 e 2013, proporcionando o encontro entre artistas de circo e de teatro, tornando-se referência enquanto articulador da arte paraibana.

Teatro da Paraíba em Movimento - O trabalho da ação Teatro da Paraíba em Movimento tem como missão promover a circulação dos grupos paraibanos nos municípios do estado. A atividade já passou pelas cidades de Zabelê, Alagoa Grande, Lucena e agora chega a Santa Rita.

Serviço: Teatro da Paraíba em Movimento

Espetáculo: Circo Arlequin

Direção: Diocélio Barbosa

Grupo: Trupe Arlequin

Data: 22/11 (sábado)

Hora: 20h

Local: Praça Getúlio Vargas, em Santa Rita

Entrada: gratuita