Fale Conosco

21 de novembro de 2014

Funesc leva grupo circense ao município de Santa Rita neste sábado



CIRCO ARLEQUIN TRUPE ARLEQUIN 1 270x202 - Funesc leva grupo circense ao município de Santa Rita neste sábadoA ação Teatro da Paraíba em Movimento, organizada pela coordenação de artes cênicas da Funesc, chega ao município de Santa Rita neste sábado (22). A Trupe Arlequin apresentará o espetáculo “Circo Arlequin”, a partir das 20h, na Praça Getúlio Vargas. A direção é de Diocélio Barbosa e a apresentação é gratuita.

O espetáculo “Circo Arlequin” explora a rotina de personagens da vida real que adotam a vida noturna como o tempo de viver, quando experimentam momentos importantes de lazer e sobrevivência. Leva para o picadeiro as mais divertidas cenas clássicas dos palhaços que, com pantomimas, gagas e reprises interativas com o público fazem do espetáculo um show dentro do show.

É exatamente por meio da interatividade que o trabalho nasce e renasce a cada apresentação, pois é recriado por cada público participante. Um bar serve de pano de fundo para retratar as mais diversas histórias. Nesse ambiente, o cardápio é diversificado, tendo como entrada a pantomima e a música.

Sobre a Trupe Arlequin – Fundada em 2008 pelo artista e arte-educador formado pela Universidade Federal da Paraíba, Diocélio Barbosa, a Trupe Arlequin de Circo e Teatro nasceu com o intuito de dar continuidade a uma pesquisa coletiva iniciada em 2000, quando ele ainda era integrante do Grupo Quem Tem Boca é Para Gritar.

CIRCO ARLEQUIN TRUPE ARLEQUIN 3 270x202 - Funesc leva grupo circense ao município de Santa Rita neste sábadoO grupo é formado por artistas que já possuem uma trajetória de trabalhos voltada para a arte do circo e do teatro: Diocélio Barbosa, Claudia Cavalcante, Filipi Maciel, Isabella Medeiros, Márcio de Paula e Ana Valentim.

Com a pesquisa voltada para a investigação do corpo cênico a partir das técnicas de circo, a Trupe Arlequin utiliza esta expressão para subsidiar suas montagens tanto dos experimentos teatrais como dos circenses e, com isto, disseminar e fomentar a valorização dessas artes.

Compõem o repertório da Trupe os espetáculos ‘Sonho de Voar’, com direção de Eleonora Montenegro, ‘Circo Arlequin’, com direção de Diocélio Barbosa, e “Nada, Nenhum e Ninguém…”, em parceria com o Grupo Geca (Grupo Experimental Cena Aberta), dirigido por Marcos Pinto.

CIRCO ARLEQUIN TRUPE ARLEQUIN 5 270x202 - Funesc leva grupo circense ao município de Santa Rita neste sábadoEm seis anos de existência, a Trupe Arlequin vem promovendo importantes eventos circenses na Paraíba, a exemplo das três edições do Balaio Circense, nos anos de 2009, 2012 e 2013, proporcionando o encontro entre artistas de circo e de teatro, tornando-se referência enquanto articulador da arte paraibana.

Teatro da Paraíba em Movimento - O trabalho da ação Teatro da Paraíba em Movimento tem como missão promover a circulação dos grupos paraibanos nos municípios do estado. A atividade já passou pelas cidades de Zabelê, Alagoa Grande, Lucena e agora chega a Santa Rita.

Serviço: Teatro da Paraíba em Movimento

Espetáculo: Circo Arlequin

Direção: Diocélio Barbosa

Grupo: Trupe Arlequin

Data: 22/11 (sábado)

Hora: 20h

Local: Praça Getúlio Vargas, em Santa Rita

Entrada: gratuita