João Pessoa
Feed de Notícias

Funesc lança projeto ‘Circo no Espaço’ e inscreve para curso de artes circenses

quinta-feira, 7 de maio de 2015 - 10:07 - Fotos:  Divulgação

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) está com inscrições abertas para o curso de artes circenses, que terá duração de três meses, começando em junho. Os interessados têm até 1º de junho para se inscrever e o custo mensal é de R$ 60. As aulas se estenderão até o mês de agosto e serão ministradas por Ulisses Moraes Nogueira. Ele foi selecionado a partir de uma convocatória organizada pela coordenação do setor.

A atividade marca o lançamento do projeto ‘Circo no Espaço’ que consiste na ocupação do Espaço Cultural José Lins do Rego com atividades circenses regularmente. A primeira de uma série de ações contempla a ‘Edição Formação’ e as aulas serão destinadas a jovens e adultos. A oferta é de 15 vagas.

As matrículas devem ser feitas presencialmente junto à Diretoria de Desenvolvimento Artístico e Cultural (DDAC), do Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho, das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. O início das aulas está previsto para o dia 2 de junho.

O coordenador de Circo da Funesc, Diocélio Barbosa, enfatiza que o objetivo desse primeiro curso é proporcionar o contato com o universo do circo, disseminando os seus saberes e, assim, fortalecendo a formação circense no estado.

O programa do curso inclui técnicas circenses de aéreo e de solo. Para participar não é exigida experiência anterior em circo. Para assistir às aulas, é recomendado usar roupas leves e confortáveis, apropriadas para a prática de atividades físicas. Ao final do período, será apresentada uma performance circense com a participação de toda a turma. Só receberão certificado os alunos que tiverem frequência em, pelo menos, 75% das aulas e participarem da performance de conclusão do curso.

Férias – Para as férias escolares do meio do ano, o projeto ‘Circo no Espaço’ terá uma edição especial com atividades voltadas para o público infantil. A coordenação do setor elabora um programa específico para o mês de julho.

Ulisses Moraes Nogueira – Formado pela Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro, de 2003 a 2006, trabalhou como acrobata aéreo nos circos Marcos Frota, Orlando Orfei e Beto Carreiro World. Em 2008, fundou o Circo Escola Pantanal (CEP-MS), onde desenvolve aulas de circo para portadores de necessidades especiais e projetos de formação circense para alunos da rede pública de ensino, além de várias montagens de números, intervenções circenses e espetáculos artísticos em geral.

Concebeu ainda uma metodologia de aulas de técnicas de circo, como opção de atividade física para jovens e adultos. Foi criador e parceiro do festival Nacional “Pantalhaços”, realizado anualmente em Campo Grande – MS.

Em 2010, o grupo produziu e estreou o espetáculo “MIX”, que circulou por muitas cidades do estado do MS, totalizando mais de 60 apresentações. Em 2012, produziu e atua no espetáculo de rua Os Nada-Dores.

Em 2014 se transferiu para João Pessoa (PB), com o intuito de desenvolver pesquisas culturais para aprimoramento de números e espetáculos. Em dezembro do mesmo ano, o CEP realizou uma oficina de pratica circense em São Vicente Férrer (PE). Em 2015, ministrou oficina de capacitação circense para professores no centro cultural Piollin, em João Pessoa (PB).

Serviço:

Inscrições para o curso Artes Circenses – Ministrante: Ulisses Moraes Nogueira

Duração do curso: 3 meses

Período de inscrição: até 01 de junho

Total de vagas: 15

Preço: R$ 60 (mensal)

Faixa Etária: a partir de 14 anos

Início das aulas: 2 de junho

Aulas: 19h às 21h, terças e quintas

Pré-requisitos: Iniciantes e iniciados nas artes circenses

Inscrições: Diretoria de Desenvolvimento Artístico e Cultural (DDAC), do Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho, das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira

Informações: 3211-6225