Fale Conosco

12 de junho de 2014

Funesc lança edital e inscreve para Prêmio Literário José Américo de Almeida



A Fundação Espaço Cultural da Paraíba lançou o edital do Prêmio Literário José Américo de Almeida – Edições Funesc 2014. Escritores paraibanos ou radicados no Estado podem se inscrever. O objetivo é estimular a criação e divulgação de obras de autores da terra no âmbito da literatura e dos quadrinhos, ou arte sequencial, bem como oportunizar, revelar e reconhecer talentos existentes no cenário local. A iniciativa é da coordenação de Literatura & Memória Cultural da Funesc.

O edital de literatura está disponível no site www.funesc.pb.gov.br e prevê a seleção de 10 obras nos gêneros romance (1), poesia (2), conto (1), crônica (1), infantil (1), infanto-juvenil (1), quadrinhos (1), cordel (2). Os livros premiados serão publicados pelas Edições Funesc.

Estão habilitados a concorrer autores paraibanos ou que residam no Estado há mais de cinco anos. Serão aceitas obras inéditas nas categorias contempladas, sem qualquer restrição temática. É vetada a participação de algum membro da comissão julgadora, assim como funcionários da Funesc ou Secretaria de Cultura.

O prazo para recebimento das obras se estende até 9 de agosto. Para o material enviado pelos Correios, serão considerados os textos enviados até o último dia do prazo da inscrição, com data registrada no carimbo postal da correspondência.

Cada candidato poderá inscrever apenas uma obra no gênero literário de sua escolha. Os textos inscritos no gênero ‘Literatura Infantil’ devem, necessariamente, ser enviados acompanhados de suas respectivas ilustrações finalizadas, apresentadas em tamanho 15x21cm (sentido vertical) e com resolução de 300 dpi. As mesmas regras valem para o gênero ‘Infanto-Juvenil’, caso existam ilustrações.

A inscrição deverá ser feita em uma única embalagem contendo dois envelopes, sendo um com cópias da obra e outro, rigorosamente lacrado, com os dados pessoais do autor. No envelope 1, o autor deve usar no remetente um nome fictício (pseudônimo), título da obra e gênero artístico-literário escolhido. O envelope deverá conter três cópias impressas do original, no formato A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.

O envelope 2 deve estar lacrado contendo no remetente o mesmo nome fictício. Dentro dele, deverá conter a ficha de inscrição com todas as informações de identificação como pseudônimo, nome completo, nome artístico, título da obra, gênero, endereço residencial, telefone, e-mail, cópias de RG e CPF, além de um breve currículo para efeito de divulgação, em caso de premiação da obra inscrita, mais dois CDs com arquivos do texto inscrito.

Edital Edições FUNESC 2014