Fale Conosco

2 de março de 2012

Funesc lança edital de ocupação da Galeria Archidy Picado



A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) está com inscrições abertas para o processo de seleção de propostas de exposições de artes visuais para a Galeria de Arte Archidy Picado em 2012. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado de quarta-feira (29), e os interessados têm prazo de 30 dias para se inscrever, contados a partir da data de publicação.

O Edital de Ocupação está disponível no site da Funesc, no endereço eletrônico www.funesc.pb.gov.br. A novidade deste ano é que a inscrição de propostas deve ser feita exclusivamente pela internet, por meio de formulário eletrônico específico (também disponível no site). Não serão aceitas propostas enviadas por e-mail, fax ou Correios. O cadastro é gratuito e o candidato poderá se inscrever com até duas propostas, sendo uma individual e outra coletiva, mas apenas uma delas será selecionada.

Podem se inscrever brasileiros natos ou naturalizados, ou estrangeiros com residência fixa no Brasil há mais de dois anos. Será vedada a participação de funcionários públicos estaduais ou pessoas que tenham qualquer vínculo empregatício ou cargos em órgãos do Governo do Estado da Paraíba.

Documentação – Os interessados deverão preencher o formulário eletrônico disponível no site da Funesc e enviar o material solicitado. É preciso apresentar uma descrição da proposta, com texto sucinto sobre a poética e conceito das obras. O memorial deve conter todas as demandas técnicas para a montagem dos trabalhos.

 

Também é necessário incluir o projeto expográfico, breve currículo do artista, até três textos publicados na imprensa sobre trabalhos do artista (arquivos em PDF), imagens coloridas das obras, cópias digitalizadas de documentos de identidade, CPF, PIS e comprovante de residência. Arquivos de audiovisual deverão ser enviados por meio de link, endereço URL do vídeo do Youtube.

 

Seleção – As propostas serão julgadas por uma Comissão de Seleção composta por três membros especialmente nomeados pela Funesc, sendo um representante da própria Fundação, com comprovada atuação no campo das Artes Visuais ou crítica de arte. Os critérios para escolha da proposta são: qualidade estética, pertinência poética e contemporaneidade, bem como ineditismo na cidade de João Pessoa, adequação à imagem institucional da Funesc. Não serão aceitas obras que comprometam a integridade do espaço e do público.

 

De acordo com o documento, a seleção de propostas deve ocorrer na primeira semana de abril e o resultado será divulgado no site da Funesc. Os artistas selecionados receberão, em forma de cachê, a quantia de R$ 1.250,00 (valor bruto do qual serão deduzidos impostos legais), referente a cada exposição individual ou coletiva. O valor será pago aos contemplados (artistas ou representantes de grupos) ao término de cada mostra.

Cada exposição transcorrerá durante um período médio de quatro semanas. As pautas para cada uma das exposições serão definidas entre a Funesc e os selecionados. Em contrapartida, os artistas se comprometem, conforme estabelecido no edital, a doarem uma de suas obras expostas para incorporar ao patrimônio artístico da Funesc, dentro da política de formação de acervo da Fundação Espaço Cultural da Paraíba. Cada artista selecionado também assina um Termo de Concessão de Direito de Uso de Galeria. No caso de exposição coletiva, o grupo deverá eleger um titular para assinatura do documento.

Ocupação – Lançado pelo terceiro ano consecutivo, o Edital de Ocupação da Galeria de Arte Archidy Picado tem como objetivo selecionar seis propostas de exposições que serão realizadas ao longo do ano. A ideia é proporcionar à sociedade, criteriosamente, mostras de artes visuais de alta qualidade estética e conceitual, além de divulgar os trabalhos dos artistas selecionados.

Em 2011, a galeria recebeu 25 inscrições de trabalhos pelo Edital e seis deles preencheram a agenda de exposições ao longo do ano. As propostas contempladas foram: “Transluzires”, de Aline Alves Nakamura (SP), “Auge do Alôpro”, de Braz Marinho Júnior (PB), “Apagamentos”, de Jimson Vilela (RJ), “Pamonha, pamonha, pamonha”, de Lamounier Lucas Pereira Júnior (MG), “Quando Verdejar”, de Scheilla Silvia Maciez Ramos (MG) e “Até meio Kg”, de Evandro Prado e o Grupo Aluga-se (SP).