Fale Conosco

27 de julho de 2016

Funesc lança edital de ocupação da Galeria Archidy Picado



O Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, está com inscrições abertas para o processo de seleção de propostas de apresentações artísticas em artes visuais para a Galeria de Arte Archidy Picado. O Edital de Ocupação da referida unidade cultural está disponível online, no endereço http://funesc.pb.gov.br/editalgaleria2016/ bem como a ficha de inscrição, planta baixa e planta em perspectiva da galeria. O prazo para se inscrever é até meia-noite do dia 7 de setembro.

O objetivo do edital é selecionar quatro propostas de exposições de artes visuais, para a Galeria de Arte Archidy Picado, localizada no Espaço Cultural José Lins do Rego. Podem participar artistas paraibanos ou com residência fixa no estado da Paraíba há mais de dois anos. Os interessados podem se inscrever individualmente ou de forma coletiva. Propostas inscritas por Pessoa Jurídica ou Coletivos de Artistas deverão ser representadas por um único artista. Está vedada a participação de funcionários públicos estaduais ou pessoas que tenham qualquer vínculo empregatício ou cargos em órgãos do Governo do Estado da Paraíba.

Serão aceitas para seleção as propostas enviadas exclusivamente para o email: editalgaleriafunesc2016@gmail.com mediante envio em uma única mensagem contendo todos os documentos e demais anexos que constam no item 5.3.3 do edital. Não serão aceitas propostas enviadas por fax, correios ou entregues presencialmente. O candidato poderá se inscrever com até duas propostas, sendo uma individual e uma coletiva, podendo ser selecionado apenas em uma das propostas. A inscrição é gratuita.

Documentos necessários – Os interessados devem enviar ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada. Disponível no endereço: funesc.pb.gov.br/editalgaleria2016; cópia digitalizada (PDF) dos documentos: RG, CPF, PIS/PASEP e comprovante de residência; cópia de comprovante dos dados bancários do artista responsável pela inscrição (não será aceita conta poupança); currículo sucinto: nome civil, nome artístico, endereço, telefone, e-mail, formação, exposições realizadas e atividades profissionais; projeto expográfico (organização espacial e gráfica da ocupação do espaço expositivo), em PDF, a partir da planta baixa e/ou da planta em perspectiva da galeria, disponibilizadas no site funesc.pb.gov.br/editalgaleria2016, com memorial descritivo contendo todas as demandas técnicas para a montagem dos trabalhos. Este poderá ser apresentado também na condição de projeto, através de esboços, croquis; Mínimo 5, máximo 10 imagens das obras inscritas, coloridas, em formato JPEG, tamanho máximo 1MB cada, identificadas ao lado, com o nome do autor, título, técnica, materiais, dimensões e ano.

No caso de obra em andamento, cada artista deverá apresentar imagens de outras obras produzidas recentemente, bem como o projeto da obra a ser exposta; Até três textos publicados na imprensa sobre trabalhos do(s) artista(s). Arquivo em PDF; Texto curatorial sobre a proposta contendo a poética e o conceito das obras (opcional); Catálogos, portfólios e demais publicações pertinentes (opcional); Duas fotografias do autor da proposta de exposição; Trabalhos experimentais (que utilizem suportes e materiais não usuais) deverão ser apresentadas ilustrações, esquemas ou maquetes eletrônicas e texto explicativo; Os arquivos de audiovisual deverão ser disponibilizados exclusivamente através de link de acesso via internet; O descumprimento aos itens 3, 4 e 5 do presente regulamento e seus subitens dão o pleno direito à Comissão de Seleção desclassificar as propostas inscritas neste edital; em caso do artista ou coletivo nomear um representante este deve confirmar sua condição no local destinado para esta finalidade na ficha de inscrição.

Seleção – As propostas serão julgadas em etapa única, por uma Comissão de Seleção composta por 3 (três) membros designados pela Funesc. O conjunto de obras de cada participante poderá ser aceito total ou parcialmente pela Comissão Julgadora. A seleção das propostas inscritas ocorrerá na primeira semana subsequente ao encerramento do prazo de inscrições. O resultado da seleção das propostas será divulgado no site da Funesc: funesc.pb.gov.br/editalgaleria2016, até o dia 20 de setembro de 2016. O proponente receberá em forma de cachê a quantia de R$ 3.500,00, de onde serão deduzidos os impostos legais, referente a cada exposição individual ou coletiva. Esse valor será pago aos selecionados, artistas ou representantes de grupo, após o término de cada exposição.

Cronograma

Inscrições: até 7 de setembro de 2016

Divulgação do resultado da seleção: Até 20 de setembro de 2016

Período de realização das exposições: A partir do segundo semestre de 2016

Edital, ficha de inscrição e plantas da galeria: http://funesc.pb.gov.br/editalgaleria2016/

Local: Galeria de Arte Archidy Picado Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, Rua Abdias Gomes de Almeida, 800 Tambauzinho – CEP: 58042-100 – João Pessoa – PB

Realização: Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego