João Pessoa
Feed de Notícias

Funesc lança coletânea de artistas paraibanos e anuncia edital de música

segunda-feira, 11 de novembro de 2013 - 09:41 - Fotos:  Roberto Guedes/Secom-PB

Centenas de pessoas compareceram, na noite desse domingo (10), ao show de lançamento da coletânea Music From Paraíba, produzida pela Fundação Espaço Cultural (Funesc). Durante o evento, o presidente da Fundação, Lau Siqueira, anunciou um novo edital de música, que deve ser publicado em dezembro. As inscrições permanecerão abertas até 45 dias após a publicação. A seleção deve seguir o formato da atual, que contemplou 20 artistas paraibanos. A ideia é incentivar a participação de artistas de diversas regiões do Estado, fortalecendo a divulgação dos trabalhos dentro e fora do país.

Realizado no Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, o show começou com a performance da banda Sex on the Beach, que empolgou o público com a música ‘Vodka’, que integra a coletânea, além de outras composições. Sandra Belê foi a segunda artista a subir ao palco. Além de ‘Manacá’, que faz parte do álbum, cantou músicas autorais e mostrou que carrega na sua arte as raízes nordestinas. Sonora Sambagroove fechou a noite com ‘Meninos’ e outras músicas conhecidas do público que tem acompanhado a trajetória da banda. Entre uma apresentação e outra, o DJ Furmiga Dub soube segurar o ânimo da plateia até o final da noite. O local, com capacidade para 800 pessoas, ficou lotado durante todo o evento.

As primeiras 50 pessoas que chegaram ao lançamento ganharam um exemplar do CD com as 20 músicas da coletânea Music From Paraíba, que traz no encarte e capa ilustrações do artista plástico Shiko. A coletânea não será disponibilizada para a venda, mas as faixas estão disponíveis para download gratuito no site Sound Cloud. (https://soundcloud.com/funescgovpb ).

Lançamento internacional – O CD Music From Paraíba já foi lançado internacionalmente. Aproximadamente mil cópias da coletânea foram distribuídas aos profissionais da cadeia produtiva da música de todos os continentes, na maior feira mundial de música, a World Music Expo (WOMEX), que reuniu delegações de 90 países no mês de outubro, no País de Gales. O trabalho dos artistas paraibanos foi exposto no estande da Brazilian Music and Arts (BM&A), que concentrava toda a produção musical brasileira presente na feira.

O coordenador de música da Funesc, Arthur Pessoa, participou do evento internacional e constatou que o talento brasileiro foi muito bem recebido pelos produtores e artistas que estiveram no evento. “Na feira, a música brasileira foi recebida com entusiasmo pelos visitantes. A ilustração criada especialmente para o projeto, pelo artista Shiko, também chamou muita atenção do público presente na feira, interessado no que acontece na música independente brasileira”, afirmou Arthur Pessoa.