João Pessoa
Feed de Notícias

Funesc inscreve para Prêmio Literário José Lins do Rego

sexta-feira, 10 de junho de 2011 - 10:49 - Fotos: 

Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Literário José Lins do Rego, iniciativa da Fundação Espaço Cultural (Funesc) em parceria com A União Superintendência de Imprensa e Editora. Os interessados têm até 5 de setembro para enviar suas propostas e concorrer gratuitamente nos gêneros romance ou novela, poesia, infanto-juvenil, dramaturgia, ensaio literário e conto ou crônica.

O concurso é exclusivamente voltado aos autores naturais da Paraíba que morem ou não no Estado, como forma de incentivar a produção literária local. Serão selecionadas 10 obras, sendo duas em cada categoria. Os candidatos contemplados receberão, além da publicação de suas obras, prêmios em dinheiro no valor líquido de R$ 2 mil cada, por méritos iguais entre si, sem distinção de colocação, e 100 exemplares de sua obra, a título de direitos autorais em forma de produto.

Lançado pela presidente da Fundação, Lu Maia, durante a realização da Semana Cultural José Lins do Rego, o Prêmio Literário faz parte da ação de resgate das Edições Funesc que há 15 anos não lançava títulos com selo próprio. “Além desse resgate, o objetivo é possibilitar aos escritores paraibanos um espaço para suas publicações”, ressalta Lu Maia.

Serão lançados seis selos editoriais para definir as suas publicações por gênero literário. Cada um deles receberá nomes em homenagem ao escritor José Lins, patrono do Espaço Cultural. A coleção “Riacho Doce” será destinada a romances ou novelas; Coleção “Pureza”, para poesia; Coleção “Gordos e Magros”, para contos ou crônicas; Coleção “Velha Totônia” contemplará literatura infanto-juvenil; Coleção “Papa-Rabo”, para obras em dramaturgia e “Coleção Usina” para ensaios. Vale ressaltar que as denominações desses conjuntos não implicam em definição de temas para as obras a serem publicadas.

De acordo com o regulamento, o prêmio tem a finalidade de estimular a criação e a divulgação de obras literárias de autores paraibanos, bem como dar oportunidade de revelar e reconhecer talentos em todos os municípios do Estado através da publicação de textos inéditos.

Regulamento – As obras terão que ser inéditas nas categorias a serem julgadas, sem qualquer restrição temática. O prazo para recebimento das obras teve início no dia 6 deste mês e será encerrado em 5 de setembro. Para as inscrições postadas via Correios até o último dia do prazo, será considerada a data registrada no carimbo postal.

Cada candidato poderá inscrever somente uma obra no gênero literário de sua escolha. Os interessados deverão encaminhar seus originais, pessoalmente ou via Correios, endereçado ao Prêmio Literário José Lins do Rego, Fundação Espaço Cultural da Paraíba – DDAC, Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, CEP: 58042-100, João Pessoa, PB. A inscrição é gratuita e a ficha, assim como o edital, podem ser acessados pelo site da Funesc (www.funesc.com.br).

A inscrição deverá ser feita em uma única embalagem contendo dois envelopes, sendo um com duas cópias da obra e outro, rigorosamente lacrado, com os dados pessoais do autor.

No primeiro envelope, deve-se usar apenas o nome fictício (pseudônimo), título da obra e gênero literário. Dentro dele, deve conter as cópias impressas do original, recomendável formato de papel A4, fonte Arial, tamanho 12, espaço entre linhas 1,5 ou na melhor forma que for conveniente desde que em perfeitas condições de legibilidade.

No segundo envelope, o candidato deve colocar o mesmo pseudônimo, nome da obra e gênero literário. Dentro dele, deve conter a ficha de inscrição devidamente preenchida com todas as informações de identificação mais endereço residencial, telefone, e-mail, bem como cópias de documentos e breve currículo.

Premiação – Serão selecionadas 10 obras, sendo duas de romances, duas de contos ou crônicas, duas de poesia, uma de dramaturgia, uma de ensaio e duas de literatura infanto-juvenil.

Serão impressos 600 exemplares de cada obra, a serem distribuídos em bibliotecas escolares e públicas estaduais, outras instituições do Estado e com os autores.

Os prêmios, em produto e dinheiro só serão entregues durante o período coincidente do lançamento das obras. A Funesc, juntamente com A União, terá prazo de até 12 meses para a edição e publicação das obras, a contar a partir da divulgação dos selecionados.