Fale Conosco

29 de maio de 2012

Funesc inscreve para oficinas literárias da 30ª Semana Cultural José Lins do Rego



Continuam abertas as inscrições para as oficinas de literatura, danças circulares e escritor, que integrarão a programação da 30ª Semana Cultural José Lins do Rego nos dias 4, 5 e 6 de junho. As vagas são limitadas e os interessados têm até esta quinta-feira (31) para se inscrever gratuitamente. O formulário está disponível no site da Funesc e os participantes devem preenchê-lo com seus dados e enviá-lo por e-mail (literatura.funesc@gmail.com).

A pedagoga Maria Lauricélia Pereira vai ministrar a oficina “Literatura Além da Literatura” no período da manhã (das 9h às 12h) para crianças com idade entre 3 e 6 anos. O objetivo é incentivar e despertar o hábito da leitura em crianças que se encontram em fase de iniciação linguística, na primeira infância. A proposta é despertar o gosto e o prazer pela leitura, incentivando a imaginação e trabalhando as habilidades da criança e sua psicomotricidade, por meio de atividades lúdicas. A ministrante utilizará músicas e brincadeiras. São oferecidas 20 vagas.

Archidy Picado Filho ministrará a oficina de Escritor à tarde, das 14h às 17h, tendo como público alvo adolescentes na faixa etária dos 14 aos 17 anos. A finalidade é fazer com que os jovens conheçam os métodos pelos quais os escritores desenvolvem suas obras, estimular a leitura, a escrita e a atividade imaginativa em grupo. Os participantes, depois de devidamente apresentados e de uma breve explanação por parte do escritor sobre a finalidade da Oficina, serão motivados a compor um texto literário a partir de sua intermediação, estando munido de um computador e de um data-show para a construção interativa do texto. O total de vagas é limitado em 20.

A oficina Passos, Rimas e Abraços tem foco voltado para a Dança Circular e Poesia. O ministrante será o músico pessoense Gustavo Limeira no período das 9h às 12h. O seu conceito baseia-se na ideia de ampliar a experiência das danças circulares, enriquecendo-a através da linguagem poética. Para tanto, cada coreografia passará por uma análise profunda (música, movimento, significado) e seus elementos serão conectados a textos de diversas escolas e autores diferentes. São oferecidas apenas 12 vagas, tendo como público alvo crianças com idade a partir de 8 anos.

Ministrantes

Archidy Picado Filho é Coordenador de Literatura da Fundação Espaço Cultural da Paraíba. Tem trabalhos como cartunista, músico, ilustrador, artista plástico e escritor, tendo lançado diversos livros ao longo de sua carreira.

Maria Lauricélia é pedagoga, pós-graduanda em Psicopedagogia Institucional, monitora das oficinas de Letramento e Jornal Escolar pelo Programa Mais Educação do Governo Federal. Tem experiência e bastante afinidade com a Educação Infantil. Incentivadora da ludicidade.

Gustavo Limeira é pessoense. De família de artistas, desde cedo experimentou as mais diversas expressões, estudando música, teatro e mais tarde dança. Em agosto de 2010, deu início ao blogue ‘versorragia’, que deu origem ao seu livro homônimo, um dos vencedores da edição de 2011 do concurso literário José Lins do Rego. A obra, baseada na experiência cibernética, deve ser publicada ainda este ano pela Funesc.