Fale Conosco

20 de outubro de 2015

Funesc inscreve para oficina de cenografia com Jorge Bweres



A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) está com inscrições abertas para a oficina “Representação gráfica na cenografia”, que será ministrada por Jorge Bweres (Grupo de Teatro Lavoura). As aulas acontecem de 3 a 5 de novembro e são destinadas a iniciantes que estejam comprometidos com as artes cênicas. A oferta é de 20 vagas. A taxa de participação é de R$ 20 e as matrículas podem ser feitas até o dia 30 deste mês junto à Diretoria de Desenvolvimento Artístico Cultural (DDAC, rampa 1, Espaço Cultural José Lins do Rego), de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h30.

A oficina tem o objetivo de esclarecer e ensinar ferramentas da representação gráfica para iniciantes na cenografia voltada às artes cênicas. A representação gráfica aplicada será em 2D, com noções de planta baixa, elevações, cortes, detalhamento e perspectiva e exercícios de desenho a mão livre. De posse dessas ferramentas, será feita a análise de um texto e, em seguida, a elaboração de uma proposta cenográfica com a construção de um projeto gráfico.

 

O programa também pretende estimular o desenho livre através da observação de elementos naturais e arquitetônicos junto às noções de racionalização. Os alunos vão analisar um texto para teatro e, a partir dele, elaborar um projeto de cenografia.

 

Jorge Bweres – Arquiteto e urbanista, formado pela Universidade Federal da Paraíba. Pós-graduado em educação com trabalho na área de psicologia: Ambiente e comportamento. Em sua experiência teatral, já foi integrante do Grupo de Teatro Bigorna (1985 a 2007), atuando em vários espetáculos.

 

Na área musical, Bweres atuou junto ao Coral Universitário Gazzi de Sá (UFPB); I e II Circuito de Música Antiga, Canto e iluminação; Os Indispensáveis, Iluminação; O Réquiem, iluminação e figurinos; Cantata Bruta, concerto, direção e iluminação e figurinos, A Matéria do Sonho, concerto, direção e iluminação, entre outros. Sua experiência em direção de arte inclui o curta Maria das Dores e dos Mares, câmera e produção de arte e o longa metragem Rebento, do qual foi diretor de arte.

 

Serviço:

Oficina: Cenografia: “Representação gráfica na cenografia”

Ministrante: Jorge Bweres

Público alvo: iniciantes que estejam comprometidos com as artes cênicas

Total de vagas: 20

Preço: R$ 20

Aulas: 3, 4 e 5 de novembro, das 18h às 22h / carga horária: 16 horas

Inscrições: até 30 de outubro, na Diretoria de Desenvolvimento Artístico e Cultural (DDAC), rampa 1 Espaço Cultural José Lins do Rego (Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho), das 13h às 16h30

Informações: 3211-6225