João Pessoa
Feed de Notícias

Funesc inscreve para oficina de artes circenses até a próxima terça-feira

quinta-feira, 9 de julho de 2015 - 08:50 - Fotos:  Divulgação

Restam poucas vagas para os adultos interessados em participar da Oficina de Artes Circenses, oferecida pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), em João Pessoa. As aulas se estenderão até o mês de agosto e serão ministradas por Ulisses Moraes Nogueira (MS). Ele foi selecionado a partir de uma convocatória organizada pela coordenação do setor. A oficina integra a programação Circo no Espaço.

Podem se inscrever pessoas com idade igual ou acima de 14 anos. As matrículas devem ser feitas presencialmente junto à Diretoria de Desenvolvimento Artístico e Cultural (DDAC), do Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho, das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. O curso, que tem duração até agosto, custa R$ 60 por mês. As inscrições estão abertas até 14 de julho.

O coordenador de Circo da Funesc, Diocélio Barbosa, enfatiza que o objetivo do curso é proporcionar um contato lúdico com o universo mágico do circo, fortalecendo a formação circense na Paraíba.

O programa do curso inclui técnicas circenses de aéreo e de solo. Para participar, não é exigida experiência anterior em circo. Para assistir às aulas, é recomendado usar roupas leves e confortáveis, apropriadas para a prática de atividades físicas. Ao final do período, será apresentada uma performance circense com a participação de toda a turma. Só receberão certificado os alunos que tiverem frequência em, pelo menos, 75% das aulas e participarem da performance de conclusão do curso.

Ulisses Moraes Nogueira (ator, circense e bailarino) – Formado pela Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro, de 2003 a 2006, trabalhou como acrobata aéreo nos circos Marcos Frota, Orlando Orfei e Beto Carreiro World. Em 2008, fundou o Circo Escola Pantanal (CEP-MS), onde desenvolve aulas de circo para portadores de necessidades especiais e projetos de formação circense para alunos da rede pública de ensino, além de várias montagens de números, intervenções circenses e espetáculos artísticos em geral.

Concebeu ainda uma metodologia de aulas de técnicas de circo, como opção de atividade física para jovens e adultos. Foi criador e parceiro do festival Nacional “Pantalhaços”, realizado anualmente em Campo Grande-MS. Em 2010, o grupo (CEP) produziu e estreou o espetáculo “MIX”, que circulou por muitas cidades do MS, totalizando mais de 60 apresentações. Em 2012, produziu e atuou no espetáculo de palhaçaria de rua Os Nada-Dores.

Em 2014, se transferiu para João Pessoa (PB), com o intuito de desenvolver pesquisas culturais para aprimoramento de números e espetáculos. Em dezembro do mesmo ano, o CEP realizou uma oficina de pratica circense em São Vicente Férrer (PE). Em 2015, ministrou oficina de capacitação circense para professores no Centro Cultural Piollin, em João Pessoa (PB).

Serviço:

Inscrições para o curso Artes Circenses – Ministrante: Ulisses Moraes Nogueira

Período de inscrição: até 14 de julho

Preço: R$ 60 (mensal)

Faixa Etária: a partir de 14 anos

Aulas: 19h às 21h, terças e quintas

Pré-requisitos: Iniciantes e iniciados nas artes circenses

Inscrições: Diretoria de Desenvolvimento Artístico e Cultural (DDAC), do Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho, das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira

Informações: 3211-6225