Fale Conosco

12 de agosto de 2015

Funesc inscreve para laboratório de produção musical com ChicoCorrea



A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), por meio da Coordenação de Música, abre inscrições para o Laboratório de Produção Musical, que acontece no período de 1º a 10 de setembro, ministrado pelo DJ ChicoCorrea. A carga horária total é de 20 horas, tendo como foco projetos musicais diversos, trilhas sonoras, sonoplastia, sound design, educação musical, DJs, instrumentistas, compositores. Os interessados podem se inscrever junto à Diretoria de Desenvolvimento Artístico-Cultural (DDAC), rampa 1, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. A oferta é de 12 vagas e a taxa de participação custa R$ 50.

A metodologia compreende abordagem sobre principais ferramentas e processos de criação musical, passando por digital áudio Workstations, criação de beats, programas para DJs, síntese de som. A primeira parte da aula é expositiva sobre aplicativos e processos utilizados para, no segundo momento, partir para a prática em formato de laboratório criativo junto aos alunos. As aulas acontecem no Teatro de Arena do Espaço Cultural, das 18h às 22h.

Ao longo do processo, os alunos terão contato com noções gerais de áudio, edição e compartilhamento de sampler, criação de batidas, uso criativo de edição de efeitos em tempo real nos softwares Ableton Live e Reaktor. O ministrante também fará demonstração de diferentes equipamentos utilizados para produção musical: drum machines (electribes/volca), samplers (mpc/sp404), sintetizadores (MBrute/an 200), pedais de efeitos (delas/kaoss pad).

Esmeraldo Marques (ChicoCorrea) - Atuando como musico/DJ, participou de diversos projetos musicais como Re:Combo, Tocaia, Volante Filipéia, Tribo Éthnos, Lado2Estereo, Eleonora Falcone, Cabruera, Baiana System, Babilak Bah; atualmente tem atuado com sua banda ChicoCorrea&ElectronicBand, Seu Pereira e Coletivo 401, e como DJ ChicoCorrea.

Publica na rede as suas produções desde 1999 e em 2006 lançou sob licença Creative Commons, seu disco homônimo para download gratuito (http://www.bumpfoot.net/foot018.html), que já possui mais de 170.000 downloads. Tem no seu currículo remixes para os grupos: Cha de Zabumba(PE), Coco de Tebei(PE), Musica Magneta(PE­PA), Cabruera(PB), Banda de pife Esquenta Mulher(PE), GunJah(PB), Jaguaribe Carne(PB), Tavares da Gaita(PE), Maga Bo(RJ), os artistas Japoneses: Mio Mazda, Makoto K, Morio Ágata entre outros. Desenvolve projetos de live eletrônica, circulando por diversas regiões do país, mantendo parcerias com Dj Craca(SP), Jovem Palerosi(SP), Mangaio(BA), Furmiga Dub(PB), Dj Tudo(SP), Silvério Pessoa(PE), Maga Bo(RJ), Dj Dolores(PE).

Produtor de trilhas sonoras para filmes e espetáculos de dança. Coordena o coletivo de música instrumental e improvisação livre Parahyba Art ensemble, o coletivo de música independente experimental Ciclo das Quartas, curador da casa de cultura Cosmopopéia para o projeto de música moderna: “Ambiências”, membro do núcleo de pesquisa em performance de música contemporânea da Universidade Federal da Paraíba: Artesanato Furioso. Realiza a festa Baile Muderno em Salvador, João Pessoa e São Paulo.

Participou do Doc-Tv sobre o cordelista Manoel Monteiro (2007). Produziu trilha para documentário do xilógrafo J. Borges, de Laurita Caldas. Ex bolsista de pesquisa em cultura popular do Laboratório de Estudos da Oralidade – CNPQ com foco nos registros das Missões de Pesquisas Folclóricas de 1938, coordenadas por Mário de Andrade.

Como produtor musical, desenvolveu fonogramas com: Cabruera, ChicoCorrea&ElectronicBand, Seu Pereira e Coletivo 401, Babilak Bah, Beto Brito, Baiana System, Kastrup, Dj Tudo, Fernanda Cabral, Socorro Lira, Jaguaribe Carne, Radiola Serra Alta, Chico César.

Membro da equipe de pesquisa em música distribuída em rede GT-Sim, do Lavid/UFPB (http://www.networkedmusic.org), desenvolvida com suporte da RNP. Em 2014/15 participa das Compilações: Frente Bolivarista Vol 1 e Vol 2, Kafundó vol 2(EUA), Hy Brazil e Undersound Vol1(Costa Rica). Formando em música popular pela UFPB, atualmente Bacharelado em Composição Musical.

 

Serviço:

Laboratório de Produção Musical – Inscrições abertas

Ministrante: DJ Chico Correa

Período: 1 a 10 de setembro, das 18h às 22h, no Teatro de Arena no Espaço Cultural José Lins do Rego

Inscrições no DDAC – rampa 1, das 9h às 12h e das 14h às 17h

Taxa única: R$ 50

Informações: 3211-6225