João Pessoa
Feed de Notícias

Funesc expõe obras de Otto Cavalcanti na Galeria Archidy Picado

terça-feira, 3 de maio de 2016 - 10:12 - Fotos:  Divulgação

A Galeria de Arte Archidy Picado do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, abre, na próxima quinta-feira (5), às 19h, a exposição “Otto Cavalcanti – De Itabaiana à Catalunha”. A mostra é um convite para conhecer o modo peculiar com que o artista vê o mundo, em obras cheias de cor e energia. O período de visitação é de 6 de maio a 2 de junho, no horário das 8h às 18h, de segunda a domingo. A entrada é gratuita.

A exposição de Otto marca o mês de aniversário da cidade de Itabaiana, que em 2016 completa 125 anos de emancipação. Da cidade paraibana, onde nasceu, e da terra espanhola, onde se instalou no final da década de 1960, absorve o rico ambiente artístico local e constrói sua carreira como um dos destacados representantes das vanguardas das artes na Espanha.

Sobre o artista – Otto Cavalcanti nasceu em 1930. Desde os anos 60, circula entre Londres, Paris e Madrid, expondo suas obras na maioria dos museus e instituições da Europa.

Sua obra é um mergulho no vasto universo pessoal do artista, um mundo que reflete as personagens e vivências brasileiras, ecos de sua adolescência na próspera Itabaiana dos anos 1940. Suas telas apresentam um estilo fantástico e irreal.  Na Espanha é chamado de “El gran Maestro brasileño”.

Hoje com 86 anos, o artista recebe elogios dos maiores críticos de arte do mundo, incluindo Josep Maresma, da Associación Internacional de Críticos de Arte.

Com a maturidade de sua linguagem pictórica, sua obra se torna mais colorista e atrevida. Sua paleta é mais alegre, os cromatismos são mais intensos. Nas aquarelas, os elementos se transformam, criando fauna e flora que mesclam os temas clássicos de Cavalcanti: suas recordações da infância e suas vivências de viajante cosmopolita, em meio a um clima tropical com sol, calor, energia e uma vegetação exuberante.

Serviço:

Exposição: Otto Cavalcanti – De Itabaiana à Catalunha

Artista: Otto Cavalcanti

Local: Galeria de Arte Archidy Picado, Espaço Cultural José Lins do Rego

Abertura: quinta-feira-feira (05/05)

Horário: 19h

Período de visitação: 06/05 a 02/06, de segunda a domingo, das 8h às 18h