João Pessoa
Feed de Notícias

Funesc expõe obras de Luiz Barroso na Galeria Archidy Picado

segunda-feira, 6 de junho de 2016 - 16:17 - Fotos: 

A Galeria de Arte Archidy Picado do Espaço Cultural José Lins do Rego abre, nesta quinta-feira (9), às 19h, a exposição “Invisível Presença”, com obras do artista visual Luiz Barroso. A mostra é composta por signos que aparecem em desenhos que remetem à azulejaria portuguesa. O período de visitação é de 10 de junho a 22 de julho, no horário das 8h às 18h, de segunda a domingo. A entrada é gratuita.

Nos desenhos de infância feitos com caneta esferográfica nas folhas de caderno, Barroso foi se descobrindo como artista e aprendendo a se expressar através da arte. Com o tempo, foi aprimorando seu traço e ainda hoje lança mão de técnica simples como caneta esferográfica sobre cartão para explorar uma infinidade de possibilidades gráficas e estéticas.

Nestes desenhos, de forma compulsiva, com a repetição de traços e formas, o artista resgata o seu eu “arcaico”. São signos que aparecem sem uma elaboração prévia. Tudo parte do seu imaginário. É um repertório de elementos plásticos que evidenciam também o acúmulo e a superposição, marcas recorrentes no seu trabalho.

Na exposição, os desenhos são representados em variados formatos – quadrados, retângulos e composições – produzidos a partir de pedaços de papel cartão. Em “Invisível Presença” o artista os apresenta numa configuração que remete à azulejaria portuguesa de tradição Barroca e, também, aos nomes pintados em murais de grafites urbanos. O resultado é uma composição plástica, na qual os traços e as formas se movimentam e se entrelaçam construindo novos caminhos para a comunicação do mundo interior com o exterior.

Serviço:

Exposição Invisível Presença

Artista: Luiz Barroso

Local: Galeria de Arte Archidy Picado, no Espaço Cultural José Lins do Rego

Abertura: 9 de junho

Hora: 19h

Período de visitação: 10/06 a 22/07, de segunda a domingo, das 8h às 18h

Entrada: gratuita