João Pessoa
Feed de Notícias

Funesc encerra inscrições para o concurso cultural “Zé Lins Encenado”

segunda-feira, 28 de maio de 2012 - 11:16 - Fotos:  José Lins/Secom-PB

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) encerra, nesta terça-feira (29), as inscrições para o Festival Zé Lins Encenado. O concurso, que chega à sua segunda edição, faz parte da programação da 30ª Semana Cultural José Lins do Rego, patrono da Funesc, realizadora do evento. Este ano, as homenagens acontecem no período de 3 a 6 de junho.

Fragmentos da vida e obra do escritor José Lins do Rego, interpretados entre cinco e quinze minutos, são motes para a realização do Festival Zé Lins Encenado. O edital e a ficha de participação estão disponíveis no site da Funesc: http://www.funesc.pb.gov.br/cultura.

Os interessados podem se inscrever para apresentação de esquetes, performances ou qualquer natureza de interpretação cênica, individuais ou em grupos. A ideia é levar ao palco encenações inspiradas em obras do autor, sua biografia, curiosidades ou qualquer criação livre que tenha relação com José Lins do Rego. Apenas grupos ou artistas paraibanos podem participar do concurso.

As propostas podem ser encaminhadas à Funesc de três maneiras: pessoalmente, na Coordenação de Artes Cênicas da Funesc (DDAC); via postal ou podem ser enviadas para o e-mail: zelins.encenado2012@funesc.pb.gov.br.

Vinte propostas serão selecionadas por uma comissão composta por funcionários da Secretaria de Cultura da Paraíba (Secult) e Funesc ligados às áreas de Artes Cênicas e de Literatura. Todas as peças classificadas se apresentarão nos dias 5 e 6 de junho, a partir das 19h, no Teatro de Arena, dentro da programação da Semana José Lins do Rego. As três melhores, escolhidas por um júri, levarão prêmio de R$ 1.000 cada.

Semana José Lins do Rego - Segundo a presidente da Funesc, Lu Maia, a programação  geral  da  Semana  Cultural  vai envolver atividades de diversos segmentos artístico-culturais, incluindo debates  sobre  o homenageado, apresentações musicais, de teatro, contação de histórias, exposições, cinema, oficinas e palestras, além da participação de atores ou grupos de artes cênicas.

A abertura será no dia 3 de junho, às 18h. Uma das novidades deste ano é a realização do 1º Salão Nacional de Humor José Lins do Rego, que vai contar com 22 trabalhos entre charges, cartuns, HQ, tira e caricatura. A mostra será montada na galeria Archidy Picado do Espaço Cultural. Outra atração já confirmada na primeira noite do evento é o show da cantora Cátia de França, que se apresentará com o grupo Camerata Mulher, às 20h, no Cine Bangüê. Na noite de encerramento, o público contará com show do cantor Dominguinhos ao lado da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e participação da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste. O acesso do público à programação será gratuito.

Serviço:

Festival Zé Lins Encenado – 5 e 6 de junho

Inscrições: até 29 de maio

Inscrições presenciais: Coordenação de Artes Cênicas da Funesc (Rampa 1, Espaço Cultural) Endereço: Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, Cep: 58.042-100 – João Pessoa – PB

Edital e ficha de inscrição: http://www.funesc.pb.gov.br

E-mail: zelins.encenado2012@funesc.pb.gov.br