João Pessoa
Feed de Notícias

Funesc encerra atividades da Semana Cultural José Lins do Rego em Itabaiana e Pilar

terça-feira, 10 de junho de 2014 - 12:09 - Fotos: 

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) encerra, nesta quarta-feira (11), as atividades da Semana Cultural José Lins do Rego. Em sua 32ª edição, o evento sai da capital e ganha o interior do Estado, concentrando-se nas cidades de Pilar (onde nasceu o escritor paraibano) e Itabaiana. Nos dois municípios, acontecem as oficinas de formação artístico-cultural, além de espetáculos, contação de histórias e recitais.

Em Itabaiana, a programação termina com o fechamento da oficina de dança “Interpretação dos Movimentos”, ministrada por Ismarlinson Xavier no Salão de Maçonaria.

Já no município de Pilar, além das oficinas de graffiti, quadrinhos, criação artística e cinema, haverá contação de história na Fundação Menino de Engenho, das 9h às 10h. À tarde, alunos da escola José Lins participarão de um novo Recital de Poesia, das 14h30 às 15h30.

Em seguida, na quadra da escola, haverá apresentação do espetáculo infantil “Faz de Conta” com o Grupo Graxa de Teatro, às 16h. Às 17h, o grupo Cavalo Marinho (João Pessoa) se apresenta na Praça José Lins do Rego. À noite, as atividades acontecem no ginásio da escola, com o Balé Popular da UFPB e o espetáculo “Luas e Loas”, às 19h. A parte musical ficará por conta de Odete de Pilar e Evoé!. O show começa às 20h, no mesmo local.

Odete de Pilar Moradora do Sítio Lagoa do Gonçalo, no município de Pilar/PB, é a força da voz penetrante e inconfundível de Odete que puxa a Ciranda Nova. Conta ela que começou a brincar coco e ciranda aos dez anos de idade, acompanhando na zabumba seu pai, Zé de Brito, que tocava a caixa. Mãe de 22 filhos, Odete hoje trabalha em um pequeno roçado logo atrás de sua casa. Ela e seu marido administram dois terrenos que arrendaram, onde se cultiva macaxeira e inhame.

Evoé! O grupo Evoé! faz parte do cenário independente de João Pessoa e se expressa através de uma musicalidade que recebe influências diretas dos movimentos estéticos e contraculturais décadas de 60 e 70, sobretudo com base na música nordestina, sob influência direta de artistas como Novos Baianos, A Cor do Som, Hermeto Pascoal, Tom Zé, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Alceu Valença, Ave Sangria, entre outros. As canções do grupo acondicionam também a literatura enquanto base artística, apresentando composições de forte estilo poético. Samba, lirismo, poesia, ritmos nordestinos, o experimento da atonalidade, elementos que se fundem, se imbricam num diálogo íntimo, revelador de uma estética de múltiplas identidades.

Editais – Outro destaque da Semana Cultural é o lançamento de dois editais, o 3º Salão Nacional do Humor José Lins do Rego e o Prêmio Literário José Américo de Almeida. No 3º Salão do Humor, os artistas visuais de todo o país poderão inscrever trabalhos nas categorias cartum, charge, tira, HQ (uma página) e caricatura, nas linguagens: desenho, pintura e colagem, inspirados na vida ou obra de quaisquer autores de reconhecido talento no meio nacional.

Vinte obras serão selecionadas para participar da exposição e três delas serão premiadas pelo concurso. Já os escritores paraibanos ou radicados no estado, poderão inscrever obras para concorrer ao Prêmio Literário José Américo de Almeida. O edital de literatura prevê a seleção de 10 textos nos gêneros romance (1), poesia (2), conto (1), crônica (1), infantil (1), infanto-juvenil (1), quadrinhos (1), cordel (2). Os livros premiados serão publicados pelas Edições Funesc.

Itabaiana O município de Itabaiana deu início às atividades no domingo, com oficina de Graffiti ministrada por Cybele Dantas utilizando o muro do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar para criação artística. Também foram realizadas oficinas de circo, com Charlena Barros e de dança, com Ismarlinson Xavier. A cidade também recebeu apresentações do Coral Infantil da Paraíba, do espetáculo infantil “Lunáticos Acrobáticos”, performances “Zé Lins em Dança”, grupo de violões e show de hip hop Gente da Gente, com MC Dumatu e Camila Rocha acompanhados pelo DJ Mauro.