João Pessoa
Feed de Notícias

Funesc e Veteran Car realizam exposição de carros antigos

quarta-feira, 1 de agosto de 2012 - 17:15 - Fotos:  Divulgação

Relíquias automotivas datadas até da década de 1920, a exemplo do Ford 1928,  estarão expostas na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, nestes sábado e domingo (4 e 5). Trata-se do primeiro Veteran Car, um evento que reúne cerca de 30 colecionadores de carros antigos da Paraíba e de Pernambuco. A programação ainda conta com feira de antiguidades, exposição da Associação Numismática e Filatelia, e a apresentação da banda pernambucana Soul Beatle.

O 1º Veteran Car se integra às comemorações do 427º aniversário da cidade de João Pessoa e é uma realização da equipe de colecionadores do Veteran Car Clube, presidido por Elmano Cunha Ribeiro, e co-realizada pela Funesc. De acordo com a presidente da Funesc, Lu Maia, essa parceria foi feita para aproximar a população da história que os veículos contam.

“É um grande prazer fazer a parceria com o Veteran Car. Por meio de suas relíquias, de mais de 70 anos, relembramos passagens da história do mundo, com o designer, o período em que foram concebidas, e os costumes de cada década. Abrindo essa exposição multiplicamos o conhecimento e a cultura”, disse Lu Maia.

Raridades valiosas – São cerca de 80 carros, preciosos pelos valores de mercado e de estima pessoal. Alguns dos veículos que estarão expostos custam mais de R$ 200 mil. Para Fernando Monteiro, proprietário de 16 veículos antigos – entre eles um Corvete Stingray vermelho, de 1975 –, e também organizador do evento, é difícil mensurar o preço de um carro raro, original e em perfeitas condições. “Não há preço para meus carros. Todos eles são originais e muito bem cuidados. Eles dormem em garagens cobertas e recebem toda a manutenção necessária para permanecerem em perfeito estado”, conta o colecionador.

Os cuidados são inúmeros e as peças vindas de variados lugares do mundo são encomendadas para substituir alguma danificada. O objetivo é que o veículo não perca a originalidade. Com décadas de existência, algumas fábricas já nem funcionam mais, porém o mercado dos carros antigos já está bem aquecido e hoje existem pequenos produtores que fazem trabalho artesanal e constroem as peças por encomenda sob rigorosa medida.

Como um trabalho de garimpo, Fernando conta ainda que um bom colecionador está sempre atento às oportunidades, e nunca deixa de procurar o sonhado automóvel. “A gente busca os veículos em revistas especializadas, internet, e até em viagens. Às vezes, passando por fazendas, encontramos carros antiquíssimos, em estado de deterioração. Então, tentamos comprar, em seguida o veículo passa por uma restauração completa”, explica.

A exposição – O 1º Veteran Car estará aberto ao público das 8h às 22h, no sábado e domingo, e a entrada será gratuita. Cada veículo estará exposto com identificação do modelo e ano. Para a organização, realizar esse evento é importante para incentivar os paraibanos a valorizar os carros antigos como peças de importância histórica. Só em João Pessoa, hoje existem mais de 80 colecionadores apaixonados pelas relíquias de quatro rodas.

O evento é realizado propositalmente no fim de semana que a capital João Pessoa comemora 427 anos, já que vários veículos que estarão expostos passearam pelas últimas décadas na cidade.

Concerto – Ainda dentro da programação de aniversário da cidade, a Funesc promoverá um concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba na inauguração do Centro de Artesanato de Tambaú.

 

Serviço:

1º Veteran Car

Local: Praça do Povo do Espaço Cultural

Data: 4 e 5 de agosto

Hora: das 8h às 22h

Entrada gratuita