João Pessoa
Feed de Notícias

Funesc e Secult fecham parcerias com editoras universitárias para fortalecimento do Plano do Livro

segunda-feira, 18 de maio de 2015 - 17:37 - Fotos: 

A presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), Marcia Lucena, e o secretário de Cultura, Lau Siqueira, se reuniram, nesta segunda-feira (18), com representantes da Editora Universitária (EDUEPB), da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Paraíba (SEBP-PB). O diálogo serviu para o fechamento de parcerias de apoio ao Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.

A primeira ação que resulta da parceria é a doação de títulos por parte da Editora Universitária da UEPB ao SEBP-PB. O material recebido irá reforçar o acervo da Biblioteca Pública Juarez da Gama Batista (localizada no Espaço Cultural José Lins do Rego) com obras de escritores paraibanos.

A coordenadora do SEBP-PB, Cybelle Macêdo, informou que, durante a reunião, foi discutida a possibilidade de a Editora Universitária disponibilizar transporte de livros para as bibliotecas públicas para as cidades do interior do Estado. “Essa ação é importante para fortalecer o acesso ao livro, atualizando e enriquecendo os acervos nas bibliotecas públicas, fazendo com que o leitor paraibano possa conhecer um pouco mais do que é produzido na Paraíba pelos nossos escritores contemporâneos”, disse Cybelle Macêdo.

A Juarez da Gama Batista exerce hoje um papel de destaque em toda a Paraíba por assumir a coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, vinculado ao Ministério da Cultura e Fundação Biblioteca Nacional. Através do sistema, dá assistência aos municípios estaduais no que diz respeito à implantação de bibliotecas, treinamento e todo apoio técnico.