João Pessoa
Feed de Notícias

Funesc e Funjope realizam oficina de xilogravura

segunda-feira, 9 de maio de 2011 - 16:42 - Fotos: 

Aulas de xilogravura serão ministradas pelo artistas plástico José Altino em oficina promovida em parceria entre a Fundação Espaço Cultural (Funesc) e a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

A oficina “Um diálogo da linguagem gráfica” começa nesta terça-feira (10) dentro do projeto “Oficinas Culturais nos Bairros”, da Funjope, e as aulas serão realizadas na sede da Associart-PB, que funciona nas dependências do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

A xilogravura sempre foi uma dos mais fortes expressões da arte popular nordestina. Impressa através de serigrafia, é vista com freqüência ilustrando as capas dos livros de cordel vendidos nas feiras livres. Uma maneira de desenvolver de forma gráfica as figuras e mitos do imaginário popular brasileiro.

Na Paraíba, a xilogravura teve seu momento áureo junto aos artistas e intelectuais nos Anos 60. No final da década de 70 a pintura a óleo ocupou todos os espaços na vida das artes plásticas paraibanas.

Serviço:

Oficina Xilogravura/Serigrafia – Um diálogo da linguagem gráfica

Ministrante: José Altino (artista plástico)

Início: 10 de maio

Local: sede da Associart (na Fundação Espaço Cultural – Funesc)

Inscrições: gravurajosealtino@bol.com.br

Realização: Fundação Espaço Cultural (Funesc) e Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), através do projeto Oficinas nos Bairros