João Pessoa
Feed de Notícias

Detran e Funesc usarão arte para educar na Semana Nacional do Trânsito

sexta-feira, 16 de setembro de 2011 - 10:48 - Fotos:  Divulgação

O espetáculo teatral “Cordel do Carro Encantado” abrirá, às 18h deste domingo (18), na Praça José Américo, em Areia, a programação da Semana Nacional do Trânsito na Paraíba, que este ano será realizada numa parceria entre Detran e Fundação Espaço Cultural (Funesc).

Vasta, a programação seguirá até o dia 25 deste mês e vai usar diversas manifestações artísticas para promover a educação no trânsito. Ao longo da semana serão apresentados espetáculos de dança, teatro e música, e haverá exibição de filmes no Espaço Cine Digital, na Funesc. O ponto alto da programação artística será os shows musicais da dupla Paulo Sérgio e Daniel (no sábado, 24) e da banda Paralamas do Sucesso (domingo, 25), às 20h, na Praça do Povo, em João Pessoa.

O enfoque dessas atividades será a prevenção de acidentes, importância dos equipamentos de segurança e as boas atitudes no trânsito.

Esforço mundial – As atividades integram a “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito”, proposta em 2010 na assembleia geral da ONU. O objetivo é estimular esforços em todo o mundo para conter e reverter tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes de trânsito, e reduzir pela metade essas ocorrências.

O slogan criado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) – “Pare, pense, mude!” – pretende levar a sociedade a refletir sobre a maneira que cada cidadão pode contribuir para a construção de um trânsito mais seguro e humanizado.

Após a apresentação na abertura da programação, a peça “Cordel do Carro Encantado” seguirá para Campina Grande (dia 19), João Pessoa (21 e 22), Pocinhos (23) e Patos (24). Serão distribuídas 50 mil cópias do cordel educativo que intitula a apresentação de teatro de rua.

“A partir dos próximos anos, a intenção é estender para outros municípios onde há índices altos de acidentes. Em algumas cidades, é preciso uma forte ação de conscientização devido ao número de motociclistas”, avalia Lu Maia, presidente da Funesc.

Segundo o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, o apoio cultural da Funesc foi a forma encontrada para educar para o trânsito através da arte, valorizando a cultura e os artistas paraibanos.

Ele destacou que pela primeira vez as atividades da Semana Nacional de Trânsito são estendidas para outras cidades além de João Pessoa e Campina Grande.

O Detran também estará utilizando as redes sociais para divulgar as ações da  Semana Nacional de Trânsito fazendo com que a campanha ganhe uma dimensão que jamais foi atingida em outras atividades educativas. Durante a Semana Nacional de Trânsito, as informações poderão ser acessadas através endereço eletrônico www.facebook.com/detrangovpb.

Ilhas no Espaço – No Espaço Cultural, serão montadas seis ilhas temáticas onde o público irá circular assistindo a números de dança, circo, hip-hop, música e exibição de filme educativo. O circuito completo tem a duração média de 1h30. As apresentações começam na tarde da terça-feira (20), às 15h, e seguem até o sábado (24).

Entre quarta-feira (21) e sexta-feira (23) serão realizadas duas apresentações com início às 9h e 15h. No sábado a programação é diferenciada. O público poderá assistir os espetáculos das ilhas às 18h, em seguida, às 20h, a dupla sertaneja Paulo Sérgio e Daniel realiza show no Teatro de Arena.

No domingo (25), o encerramento da Semana Nacional de Trânsito será marcado com o show da banda Paralamas do Sucesso, na Praça do Povo, às 20h. Para assistir aos shows basta levar 1kg de alimento não perecível.

A programação é aberta à sociedade. As escolas públicas ou privadas que desejam participar devem procurar a Divisão de Educação para o Trânsito do Detran ou o Departamento Artístico e Cultural da Funesc para agendar as visitas.