Fale Conosco

8 de agosto de 2016

Funesc e Cearte estreiam projeto Cine Recreio para escolas públicas com entrada gratuita no Banguê 



Estabelecer uma relação de aproximação e promover o encontro do público com o cinema é a principal característica do projeto “Cine Recreio”, nova iniciativa da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e Cearte – Centro Estadual de Artes, que será lançada na quarta-feira (10), às 14h, dentro da programação do Agosto das Letras – Festival de Leitura. Trata-se de um serviço educativo de cinema para escolas públicas com entrada gratuita no Cine Banguê.

O objetivo do Cine Recreio é contribuir com a formação artística de crianças, jovens e adultos, promovendo uma sensibilização e interesse pelo cinema, como uma forma de conhecimento e crescimento humano.  Para celebrar o lançamento do Cine Recreio e o Dia do Estudante, acontecerá uma programação composta de uma Mostra Cine-Educação que reúne filmes produzidos por estudantes em escolas na Paraíba; da mesa-redonda “Entendendo a Lei 13.006/2014”, uma discussão sobre a Lei que obriga a exibição de duas horas mensais de cinema brasileiro em todas as escolas da educação básica do Brasil e, para finalizar, o lançamento do E-book “Cinema paraibano e gênero” e da Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual.

A programação regular do projeto terá início no dia 17 deste mês, com sessões regulares, às quartas-feiras, das 13h às 17h e todas as sessões serão acompanhadas de debate. O acesso às atividades é gratuito.

O Cine Recreio é destinado a comunidade escolar (estudantes e professores), com sessões direcionadas ao público infanto-juvenil, sendo previamente agendadas com escolas públicas e gratuitas da cidade de João Pessoa e da região metropolitana, possibilitando abordagens mais profundas de cada obra.

Serviço: Cine Recreio

Lançamento: 10/08 (quarta-feira), às 14h

Local: Cine Banguê, em João Pessoa-PB

Entrada: gratuita

Como Participar - A participação é realizada mediante agendamento prévio de uma semana de antecedência, por meio de reservas para as sessões da programação semanal do Cine Bangue destinada ao projeto. Antes de agendar é importante observar a faixa etária para o qual o filme será destinado.  As sessões são gratuitas e o agendamento deve ser feito pelo correio eletrônico do projeto: cinerecreio@gmail.com com os seguintes dados: Nome completo, Escola, Disciplina, Professor responsável, Telefone, Email, Quantidade de estudantes e Faixa etária dos alunos. O agendamento é obrigatório e a lotação está sujeita a capacidade da sala.

Contatos – Oscontatos podem ser feitos pelo telefone 83.3214.7147,  das 14h às 17h ou pelo email cinerecreio@gmail.com

Horários disponíveis - Quartas, das 13h às 17h – Sessões semanais

Como organizar o grupo? - Para aproveitar melhor a visita ao cinema, é necessário pelo menos dois responsáveis ou mais (professor, orientador, coordenador pedagógico). Serão aceitos 2 professores por escola, cada professor poderá trazer uma turma com limite de 30 alunos por turma, sendo aceitos 60 alunos por sessão. Professores sem alunos podem se inscrever também se desejarem conhecer o método de trabalho de mediação.

Pré-requisito para participar - Todas as comunicações deverão ser feitas por meio de ligação telefônica ou envio de mensagem eletrônica. Para reservar nas sessões semanais, é preciso:

1-  mobilizar os alunos com antecedência para definição do número de reservas e identificar se o filme é adequado para a faixa etária pretendida.

2 – Reservar com antecedência de 1 semana.

3 – Confirmar ou cancelar a sessão dois dias antes de sua realização.

Programação de lançamento do Cine Recreio

14h – Mostra Cine-Educação uma compilação de filmes paraibanos produzidos em contexto escolar

15h – Cine Recreio – lançamento do projeto | Lançamento do E-Book Cinema Paraibano e Gênero, organizado por Virgínia de Oliveira Silva e Janaine Aires, 2016

15h15 – apresentação da Redekino – Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual

15h30 – Mesa-redonda “Entendendo a Lei 13.006/2014” | Convidadas: Roziane Marinho Ribeiro – Secretária Executiva da Gestão Pedagógica da Educação do Estado da Paraíba – Professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG – Graduada em Pedagogia (UFPB); Mestre em Letras (UFPB); Doutora em Lingüística (UFPB); e Pós-Doutora pela Universidade Nova de Lisboa – Portugal.

Virgínia de Oliveira Silva – Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba, onde coordena os Projetos Cinestésico; Cine Jango – Cinema e Educação; e Educação Legal. Pós-Doutora em Educação (ProPEd/UERJ); Doutora em Educação (Uff); Mestre em Educação (UFRJ); Especialista em Teoria Literária (UFRJ); Licenciada em Cinema e Audiovisual (Uff);  Bacharel em Comunicação Social (UFPB); Bacharel e Licenciada em Letras (UFRJ). | Mediadora: Ana Bárbara Ramos – Cineasta e coordenadora da Rede Kino

Realização: Cearte | Cine Banguê/Funesc

Parceria: Projeto Cinestésico / UFPB | Tintin Cineclube

Mais informações:

Mostra CINE-EDUCAÇÃO

Filmes paraibanos produzidos em contexto escolar

Duração do programa: 1h08

DEIXE AS PESSOAS FALAREM

Ficção, 3 min, 2016.

Instituição: Escola Estadual Ensino Médio e Integrado Presidente João Goulart, João Pessoa-PB

 GERAÇÃO Z

Ficção,1 min, 2012

Instituição: Escola Colégio e Cursos Santa Rita de Cássia, Coremas-PB.

 OÁSIS

Ficção, 1 min, 2012

Instituição: Escola Estadual Advogado Nobel Vitta, Coremas-PB.

 CONEXÃO

Ficção, 1 min, 2015

Instituição:  Escola E. Carlos Luíz de Araújo; Escola E. Advogado Nobel Vitta; e Colégio e Cursos Santa Rita de Cássia, Coremas-PB

 A MENINA DE SAL

Ficção, 4 min 30”, 2013

Instituição: PROJOVEM Adolescente, Congo-PB.

 O CICLISTA ESPERTO

Ficção, 1 min, 2015

Instituição: Escola E.E.M. Manuel Alves Campus, Congo-PB.

 REALIDADE OCULTA

Documentário, 15min, 2014

Instituição:  IFPB, Cabedelo-PB

A VOZ DE JURIPIRANGA

Documentário, 3 min, 2016

Instituição: Escola M.E.I.F. Salvino João Pereira, Juripiranga-PB.

 FILME TIRADO DE UMA NOTÍCIA

Ficção, 11 min, 2016

Instituição:  Escola EEFM José Américo de Almeida, Areia-PB.

 O AMARGO DA CANA

Ficção, 13 min, 2016

Instituição: projeto Janela do Mundo, Juripiranga-PB

 CINEMA

Filme-carta, 7 min, 2014

Instituição: Escola Municipal Marino Eleotério, Conde-PB.

 BOA ÁGUA,

Filme-carta, 3 min, 2014

Instituição:  Escola Municipal Aberlado Alves, Conde-PB

 NUVEM PARTICULAR

Filme-carta, 5 min, 2014

Instituição: Cearte, João Pessoa – PB

Lançamento do E-Book

Cinema Paraibano e Gênero, organizado por Virgínia de Oliveira Silva e Janaine Aires, membros do Projeto Cinestésico, editado em João Pessoa, em 2016, pela Editora Xeroca! Primeiro e-book da Coleção Cinema Paraibano e suas Interfaces.