Fale Conosco

15 de setembro de 2015

Funesc e Canne divulgam lista de selecionados para curso de Produção Executiva



A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) divulgou, nesta terça-feira (15), a lista de alunos selecionados para o Curso de Produção Executiva oferecido pelo Centro de Audiovisual Norte Nordeste (Canne). A iniciativa é gratuita e conta com parceria da Funesc/Universidade Federal da Paraíba (UFPB). As aulas serão ministradas por João Vieira Júnior e Nara Aragão. As vagas foram preenchidas por meio de análise de carta de intenção de currículo feita por uma comissão de seleção constituída por três integrantes com reconhecida atuação no segmento audiovisual.

Ao todo, foram 131 inscritos. Em virtude da grande procura pelo curso, as vagas (inicialmente 25), foram ampliadas para 35 selecionados. As aulas do Curso de Produção Executiva acontecem de 21 a 25 de setembro, no Espaço Cultural José Lins do Rego. A carga horária é de 40 horas-aula, distribuídas entre os turnos da tarde e noite, das 14h às 22h. O objetivo é apresentar aos alunos o passo a passo da atuação do produtor executivo, desde a concepção da ideia e elaboração do projeto até a exibição e distribuição da obra, com foco no planejamento, na estruturação, na produção e na distribuição de obras audiovisuais.

João Vieira Jr. - Estudou Direito e Jornalismo na Universidade Católica de Pernambuco. Em 1998 criou a REC Produtores Associados com os sócios Chico Ribeiro e Ofir Figueiredo. Produziu “Cinema, Aspirinas e Urubus”, de Marcelo Gomes, premiado na mostra Un Certain Regard e indicado brasileiro ao Oscar de filme estrangeiro em 2007. Produziu KFZ-1348, de Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso (Prêmio Especial do Júri na Mostra Internacional de S. Paulo 2008) Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, de Marcelo Gomes e Karim Ainouz (seleção oficial do Fesival de Veneza 2009) e Era Uma Vez Verônica, de Marcelo Gomes (Melhor Filme no festival de Brasília 2012). É produtor executivo dos filmes “Baixio das Bestas”, de Cláudio Assis e “O Céu de Suely”, de Karim Ainouz. Atualmente, trabalha no lançamento de “Tatuagem”, de Hilton Lacerda.

Nara Aragão -  Assina a produção executiva do documentário “KFZ-1348”, de Marcelo Pedroso e Gabriel Mascaro e dos longas de ficção “Viajo porque preciso, volto porque te amo”, de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, “Era uma vez eu, Verônica”, de Marcelo Gomes e “Tatuagem”, de Hilton Lacerda. Reúne em seu currículo também diversas experiências com curta-metragens. Graduada em Comunicação Social e com Mestrado em Comunicação pela UFPE, tem se dedicado também a  ministrar cursos, palestras e prestar consultoria na área de Produção Executiva. Foi professora do curso à distância de Produção Executiva para Cinema, dentro do projeto Cinema on Line em agosto de 2013. Ministrou oficinas pelo Canne em 2013 e 2014 e pela Secretaria do Audiovisual (Ministério da Cultura) entre novembro de 2014 e fevereiro de 2015.

Parceria -  Não é a primeira vez que a Funesc e o Canne fecham parceria para realização de um curso de formação na Paraíba. Dentre as atividades realizadas pelo Centro de Audovisual no Estado, a Funesc recebeu o curso de roteiro com Hilton Lacerda e o de direção de atores, ambos em 2012, além dos Cursos Avançado de Cinematografia Eletrônica Digital em 2011, com Carlos Ebert e de Figurino para Cinema em 2014, com Rosângela Nascimento.

Sobre o Canne – O Centro Audiovisual Norte-Nordeste (Canne) promove cursos gratuitos de curta duração com o objetivo de atender interessados em audiovisual e áreas afins, de modo a aperfeiçoar, reciclar e desenvolver conteúdos técnicos e artísticos, além de manter o intercâmbio de experiências com profissionais de diversas áreas.

Lista de selecionados (em ordem alfabética):

ADRIANA SOARES COSTA

ALBERTO ADONIAS VIEIRA GOMES

ARTHUR FERNANDES ANDRADE LINS

ARTUR BANDEIRA

BRUNO VINELLI

CAIO FELIPE GOMES OLIVEIRA

CAIO CAGLIANI

CARLOS AUGUSTO

CYBELLY SOARES

DIANA XAVIER

DIEGO LIMA

DURVAL LEAL

FABIO JOSÉ LIMA

JOELY FERNANDES DE QUEIROZ

JOSÉ GREGÓRIO DE MEDEIROS NETO

JULIANA PONTES SILVA

LAIS CAMELO PESSINA

LARISSA ALMEIDA TABOZA

LUCAS GUIMARÃES SALGADO SILVA

LUÍS AUGUSTO BARBOSA

LUNARA ARAUJO DE VASCONCELOS

MANOEL FERNANDES

MARÍLIA LUNA ALVES

OTTO MARTINS CABRAL

PRISCILLA BARBOSA DURAND

RAFAEL MOURA TOSCANO DA NÓBREGA

RAÍSSA FREIRE NASCIMENTO

REBECA ZAVASKI GOMES DA SILVA

RODOLPHO CAVALCANTI DE BARROS

RODRIGO ARAGÃO QUIRINO

SARITA MONTEIRO BORA

SAULLO DANNYLCK ALVES RIBEIRO

VERUZA ROLIM GUEDES

VIRGINIA DE OLIVEIRA SILVA

VIVIAN MAITE CASTRO