João Pessoa
Feed de Notícias

Funesc divulga selecionados para exposições na Galeria Archidy Picado em 2010

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010 - 11:06 - Fotos: 

As propostas das exposições de artes visuais que irão ocupar a Galeria Archidy Picado durante o ano de 2010 foram definidas pela Fundação Espaço Cultural (Funesc) através da sua coordenadoria de Artes Visuais e os membros da comissão julgadora. Foram contemplados 27 artistas de dentro e de fora da Paraíba, com sete propostas, sendo duas exposições coletivas e cinco individuais.
 
A seleção das propostas inscritas no Edital de Ocupação da Galeria foi realizada nesta segunda-feira, 22 de fevereiro. Os critérios utilizados pela comissão foram os estabelecidos no próprio Edital da Funesc: qualidade estética, pertinência poética e contemporaneidade. A comissão foi composta por Sidney Azevedo (coordenador de Artes Visuais da Funesc), Chico Dantas (artista multimídia), e Fábio Queiroz de Medeiros (jornalista e curador independente).
 
Para o presidente da Funesc, Maurício Burity, a seleção contempla obras e artistas de relevância para a arte paraibana, como também para formação de público em artes visuais, e lembra que esta é mais uma ação, junto com tantas outras, que se propõe a revitalizar o Espaço Cultural José Lins do Rego. “É uma ação, que junto a reabertura do Planetário, junto a reabertura da Biblioteca Juarez Gama Batista, junto com as Ilhas de Criatividade promovidas pela Funesc e junto com a abertura do Museu de Arte Contemporânea, que esperamos que aconteça este ano, resultam em uma prestação de arte e educação para o povo paraibano”, comentou Maurício.

Os artistas inscreveram as propostas no período de 1º de dezembro de 2009 a 12 de fevereiro deste ano. O Coordenador de Artes Visuais da Funesc, Sidney Azevedo, explicou que o objetivo do edital foi o de selecionar propostas de exposições para a Galeria Archidy Picado durante 2010, de forma a proporcionar à sociedade, criteriosamente, eventos culturais de boa qualidade, além de divulgar o trabalho relevante de artistas.

De acordo com Sidney, a seleção obedeceu a uma série de critérios. “O resultado da seleção dos portfólios enviados para a Archidy Picado é fruto de uma criteriosa e democrática escolha realizada por uma comissão idônea composta por três membros, sendo um representante da Funesc e dois convidados pela fundação. Teremos, com isto, durante todo o ano de 2010, exposições, tanto coletivas quanto individuais, compostas por obras em suportes e linguagens diversas, inseridas poeticamente em propostas estéticas afinadas com o momento atual da arte no mundo, contemplando um total de 27 artistas plásticos, distribuídos em sete mostras”, afirmou.
 
Para o coordenador de Artes Visuais da Funesc, as exposições que virão este ano para a galeria serão oportunidades de intercâmbio. “A partir de agora, a Galeria Archidy Picado entra, de fato, no circuito nacional de arte contemporânea, trazendo para o Estado da Paraíba, além de artistas paraibanos, artistas visuais de todas as regiões do país, possibilitando ao público, em geral, bem como ao especializado, o diálogo com os artistas e curadores que estarão presentes em suas respectivas exposições”, informa Sidney Azevedo.

Ainda segundo o coordenador, “os artistas selecionados passarão a ter suas obras somadas ao acervo da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, às vésperas de fundar o Museu de Arte Contemporânea do Estado, preludiando, portanto, suas diversas ações de fomento à produção da Arte Atual”.

Confira os artistas e propostas selecionadas para a Galeria Archidy Picado em 2010:

– Exposição coletiva ‘Panorama da Fotografia Brasileira Produzida na Paraíba – Novíssimos’, com curadoria de Ricardo Peixoto e obras dos artistas:
Deyse Euzébio
Bruno Oliveira
Rafael Passos
Roberto Martins
Leandro Cunha
Rafaela Tabosa
Lu Maia
Helder Oliveira
Felipe Gesteira
Darcy Lima
Frido Claudino
Juliana Soares
Rafael Freire
Monalisa de Andrade
Maria José
Salomé Sarmento

- Exposição coletiva ‘Entre’, com trabalhos de:
Andrei Thomaz (Porto Alegre – RS)
Bruno Vieira (Recife – PE)
Elton Lúcio (Belo Horizonte – MG)
Flávio Lamenha (Recife – PE)
Rodrigo Mogiz (Belo Horizonte – MG)
Thiago Martins de Melo (São Luíz – MA)

- Exposição individual ‘Onde’, de Manoel Fernandes (João Pessoa – PB)
- Individual ‘Recuerdos’, da artista Cristina Carvalho (João Pessoa – PB)
– Exposição individual ‘Fragmentos Urbanos’, de Marcelo Brandão (São Paulo – SP)
– Individual ‘Pérolas Imperfeitas’, de David Glat (Rio de Janeiro – RJ)
– Exposição individual ‘Desvio, o Fim das Coisas’, de Adriana Aranha (João Pessoa – PB)

Assessoria de Imprensa da Funesc