João Pessoa
Feed de Notícias

Funesc divulga selecionados para curso de roteiro cinematográfico com Hilton Lacerda

sexta-feira, 25 de maio de 2012 - 16:50 - Fotos: 

Foto: Secom-PB

De um total de 50 inscritos, 20 pessoas foram selecionadas para participar do Curso de Roteiro Cinematográfico promovido pelo Centro Audiovisual Norte Nordeste (Canne) em parceria com as instituições ligadas ao NPD/PB. A lista dos aprovados foi divulgada nesta sexta-feira (25). Os inscritos receberam o resultado por e-mail. A relação também está disponível no site da Associação Brasileira de Documentaristas na Paraíba (ABD-PB). Segundo a coordenação, a seleção seguiu os seguintes critérios: experiência na área audiovisual no que se refere à confecção de roteiros, formação e projeto proposto.

As aulas acontecerão no período de 28 de maio a 1ª de junho, no Espaço Cine Digital da Funesc, das 14h às 18h. Todos os alunos devem comparecer no primeiro dia de aula com o seu projeto de roteiro.

O curso será ministrado pelo cineasta pernambucano Hilton Lacerda. A proposta é fazer com que os participantes conheçam o processo de criação e realização de um roteiro de cinema e estruturas possíveis de um roteiro. O programa do curso vai abordar temas como: métodos e utilização; o roteiro como peça que pode ou não ter um cunho literário, mas que, antes de tudo, seja um elemento técnico; a importância do argumento na estrutura do roteiro e sua função jurídica de autoria; o roteiro como condutor narrativo e produtivo do filme; a construção do ambiente como principal aspecto da narrativa; possibilidades do roteiro e possibilidades da produção: como nos adequamos ao tamanho do projeto.

Público alvo – Profissionais do audiovisual, professores e estudantes de cinema, comunicação, artes e literatura, além de dramaturgos e escritores e demais iniciados em roteiro.

Estudos de casos – O curso terá como estudos de casos os filmes “Amarelo Manga”, “Árido Movie”, “Baixio das Bestas” e “A Festa da Menina Morta”. Outro tema de discussões será a abertura do filme “Ensaio de Um Crime”, de Luís Buñuel, e análise do curta-metragem “Superbarroco”, de Renata Pinheiro.

Ministrante – Hilton Lacerda é roteirista dos filmes Baile Perfumado (1996), Amarelo Manga (2002), Árido Movie (2005) e Baixio das Bestas (2006). Em Cartola, Música Para os Olhos (2007), assinou sua primeira direção de longa metragem (roteiro e direção em parceria com Lírio Ferreira). Junto com Matheus Natchergaele, escreveu A Festa da Menina Morta, filme que participou do Festival de Cannes 2008 na mostra Un Certain Regard.

Com o diretor Kiko Goiffman, escreveu o roteiro do FilmeFobia, lançado no Festival de Locarno 2008, Suíça. Desenvolveu para Cláudio Assis o roteiro do recém concluído Febre do Rato. Para a diretora Cecília Amado realizou o primeiro tratamento para a adaptação do livro Capitães da Areia, de Jorge Amado. Também é roteirista do filme Augustas (adaptação do livro As Estratégias de Lilith, de Alex Antunes), com direção de Francisco César Filho.  No filme Tatuagem, em montagem, fez o roteiro com o qual marca sua estreia na direção de longa de ficção.

Alunos selecionados:

1. Aécio Amaral

2. Allan Fernando

3. Bertrand Lira

4. Bruno de Sales

5. Cristiane Guedes Fragoso

6. Elinaldo José Rodrigues

7. Gladson Cardoso de Souza Júnior

8. Glaucio Pereira de Souza

9. Ian Abé Santiago Maffioletti

10. Isa Paula Rodrigues Morais

11. Ismael Farias

12. João Paulo F. Clementino Palitot

13. Kátia Clyane Farias da Silva

14. Pablo Maia

15. Paulo Roberto

16. Peterson Martins

17. Ramon Porto Mota

18. Tadeu de Brito Melo

19. Thais de Lima Gualberto

20. Thomas Gustavo de Freitas Florêncio

Serviço:

Curso de roteiro cinematográfico com Hilton Lacerda

Data: 28 de maio a 1º de junho

Horário: 14h às 18h

Local do curso: Espaço Cine Digital, Funesc (Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho)

Realização: Canne / NPD-PB

Apoio: Espaço Cine Digital / Funesc

Informações: (83) 3211-6281

E-mail oficinasnpdpb@gmail.com