João Pessoa
Feed de Notícias

Funesc divulga programação especial da Semana da Criança

segunda-feira, 8 de outubro de 2012 - 09:24 - Fotos:  João Francisco/Secom-PB

Durante dois dias, o Espaço Cultural José Lins do Rego será o ponto de encontro da alegria. É que o Governo do Estado, por intermédio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), preparou uma programação especial para comemorar o Dia da Criança. O evento, que acontece na quarta e quinta-feira (dias 10 e 11), transforma o local em “Espaço da Criança – Uma Aventura de Conhecimento e Diversão”, com atividades das 8h30 às 17h30. A entrada gratuita é aberta ao público em geral e as escolas podem agendar visitas junto à coordenação.

As atividades simultâneas acontecerão em várias unidades culturais da Funesc. No Teatro de Arena, a maratona começa cedo nos dois dias, com o espetáculo circense “Gato Malhado”, às 8h30. Após a apresentação de quarta-feira, o Coral Infantil Vida, da Escola Francisco Campos, sobe ao palco às 10h. O Palhaço Xoquito anima os pequenos com brincadeiras nos dois dias. O local também receberá Mestre Brown e os Batuqueiros do Mangue e alunos da Escola Nicodemos Neves com coreografia de Hip Hop. Na quinta-feira, a Escola Miguelino traz audição de flauta doce com a música “Grandioso és tu”. O grupo Crianças do Quilombo (Conde) é o convidado da quinta-feira, mesmo dia em que alunos da Escola Epitácio Pessoa mostrarão coreografia de xaxado em tributo a Luiz Gonzaga.

Na Pista de Patinação, o espaço será dedicado às oficinas de criatividade onde as crianças aprenderão a montar brinquedos, pintura e desenho, artes com miçangas, origami, grafite. Na oficina de modelagem, os pequeninos colocarão a mão na massa para criar suas peças em argila. Haverá um limite de 15 crianças por turma nos turnos da manhã e da tarde.

Brincando de circo - No largo do Planetário, a criançada vai se divertir com as oficinas de arte circense como as de técnicas aéreas, malabares e acrobacias. As atividades acontecerão pela manhã (9h às 11h) e à tarde (15h30 às 17h).

No Planetário, serão exibidas sessões às 9h, 10h, 15h e 16h. O tema é “Uma Viagem ao Sistema Solar”. A capacidade do local é de 135 pessoas por exibição e haverá distribuição de senhas para controle de entrada.

Brincadeiras - A Praça do Povo será palco de brincadeiras como caça ao tesouro, barra-bandeira, corridas da colher e do saco, jogo de argolas, corrente, mímica, cabo de guerra, carrinho de mão, passa anel, vivo ou morto, entre outras que a imaginação permitir. As atividades acontecem das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h. Para quem gosta de dança, haverá oficinas de hip hop.

O mezanino em frente ao Teatro Paulo Pontes será o Cantinho da Literatura. Lá acontecerão as brincadeiras cantadas, recital de poesia de cordel e oficina de escritor para crianças, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

No Cine Digital serão exibidos filmes infantis enquanto que o Banguê terá concerto da Orquestra Sinfônica Infantil da Paraíba na quarta-feira, às 15h, sob regência da maestrina Norma Romano. Na quinta-feira, às 9h e às 14h, é a Orquestra Sinfônica da Paraíba que sobe ao palco sob regência do maestro Alex Klein.