João Pessoa
Feed de Notícias

Funesc divulga programação da 15ª Mostra Estadual de Teatro e Dança

quinta-feira, 19 de novembro de 2009 - 10:27 - Fotos: 

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) divulgou a programação completa para a 15ª Mostra Estadual de Teatro e Dança, que será realizada entre os dias 21 a 28 deste mês, no Teatro Santa Roza, encerrando as comemorações pelos 120 anos do teatro. Foram classificados 44 espetáculos das cidades de João Pessoa, Areia, Itabaiana, Cajazeiras, Santa Rita, Campina Grande, Solânea, Cabedelo, Juripiranga e Lucena. Além de apresentações de teatro e dança, a mostra terá oficinas e debates.

A solenidade de abertura será no próximo sábado (21), às 18h30, seguida pela apresentação de seis espetáculos de teatro e dança no palco do teatro e no Bar dos Artistas, além de um show musical. Uma programação especial será desenvolvida no dia 27, penúltima noite do evento, com a entrega do prêmio ‘120 Anos do Teatro Santa Roza’, exibição do documentário sobre a casa de espetáculos e show com o músico, cantor, ator e dançarino pernambucano Antônio Nóbrega. No encerramento, dia 28, o público poderá conferir quatro espetáculos e debates sobre eles, a entrega de prêmios e show de encerramento com ‘Trem das Onze’.

Até o dia 26 haverá uma média de seis espetáculos por noite, sempre encerrando com uma apresentação musical. No período de 22 a 28, a partir das 09h, serão realizadas oficinas de teatro – ministradas por nomes como o de Pedro Pires (SP), da Cia. do Feijão, responsável por espetáculos como “Mire Veja”, Helder Vasconcelos (PE), músico ator e dançarino, ex-integrante da banda pernambucana Mestre Ambrósio – e de dança, com a professora e bailarina Rita Aquino (BA). A oficina sobre criação corporal em teatro e dança terá a premiada professora Valéria Vicente (PE) como ministrante.
  
Os debates acontecem de 22 a 27, nas salas de dança do Santa Roza, sempre a partir das 14h, com Rita Aquino (BA) e Valéria Vicente (PE), na área de dança, e Pedro Pires (SP) e Adriana Fernandes (MG), de teatro. A mostra conta ainda com a realização de duas mesas redondas, programadas para o dia 28 deste mês. Às 14h, o tema será direitos autorais, que terá Guilherme Amaral (SP), da Associação Brasileira de Música e Artes (ABRAMUS), como conferencista, e Diógenes Maciel, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), como mediador. Às 16h, a mesa será sobre a construção e fortalecimento dos fóruns, com a bailarina Ângela Navarro e Vant, da Tribo Ethnos, representando a dança, e os atores Buda Lira, Fernando Teixeira e Márcio Marciano, da área de teatro. 

Para a coordenadora de Artes Cênicas da Funesc, Fabíola Morais, a mostra é um evento especial para a cultura. “É um momento em que os grupos fazem trocas de experiência estética e de gestão. Um momento que as pessoas têm para refletir sobre sua produção e também uma oportunidade da gente traçar um perfil da produção do Estado”, afirmou.

Clique aqui e confira a programação na íntegra 

Assessoria de Imprensa da Funesc