João Pessoa
Feed de Notícias

Funesc divulga lista de selecionados e premiados em concurso para novos ilustradores

terça-feira, 9 de agosto de 2016 - 09:43 - Fotos:  Divulgação

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) divulgou, nessa segunda-feira (8), a lista de selecionados do concurso Novos Ilustradores Paraibanos – Prêmio Reinações. O 1º lugar vai para Gustavo Seabra, que como prêmio, assinará um contrato no valor de R$ 4,5 mil para criação de ilustrações de um livro a ser lançado pela Paulus Editora. O 2º e 3º lugares são de Paulo Moreira e Karla Saionara, respectivamente. Eles receberão materiais de trabalho artístico fornecidos pelas empresas Cantinho das Artes, Soteca e Sudipel, patrocinadores da seleção.

O concurso faz parte das atrações da edição de 2016 do Agosto das Letras – Festival de Leitura. Os prêmios serão entregues na próxima quinta-feira (11), às 19h30, durante o evento, que acontece de 11 a 14 deste mês, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

Além dos três primeiros colocados, mais 13 artistas foram selecionados para a Mostra de Ilustração Literária da Paraíba – Edição 2016 (veja lista completa dos expositores ao final da matéria). A seleção se baseou na harmonia entre o texto e a imagem apresentada pelos ilustradores.

Ao todo, foram recebidas 59 inscrições. Desse total, 21 imagens foram votadas pelos juízes. Após a primeira votação, foi observada a similaridade entre os votos, restando um grupo de 16 ilustradores que irão expor na Mostra. Os vencedores foram escolhidos entre os mais votados pela comissão julgadora formada por Alexandre Carvalho (Paulus Editora), Neide Medeiros (representante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, FNLIJ), Jaquie Lima (ilustradora, formada em Artes Visuais pela UFPB), Izaac Brito (ilustrador, pós-graduado em Criação Multimídia) e Raoni Xavier (ilustrador freelancer da Editora Paulus).

A comissão técnica avaliou critérios como a coerência entre texto e imagem; domínio técnico do material empregado e artístico; identidade própria e reconhecível do ilustrador; finalização de imagem, não havendo necessidade de interferência do editor.

A proposta inicial do concurso é incentivar jovens que sonham em publicar seus trabalhos e o desenvolvimento da qualidade local da cadeia produtiva do livro. “Agradecemos a todos os concorrentes e desejamos que essa oportunidade seja uma ponte para o sucesso desses novos profissionais”, disse Veruschka Guerra, organizadora do concurso cujo nome é uma referência à obra de Monteiro Lobato, “Reinações de Narizinho”.

 

Prêmio Reinações 2016

Vencedores

1º lugar – Gustavo Seabra (prêmio: contrato no valor de R$ 4,5 mil para criação de ilustrações de um livro da Paulus Editora)

2º lugar – Paulo Moreira (prêmio: materiais de trabalho artístico fornecido pelas empresas Cantinho das Artes, Soteca e Sudipel)

3º lugar – Karla Saionara (prêmio: materiais de trabalho artístico fornecido pelas empresas Cantinho das Artes, Soteca e Sudipel)

 

Outros selecionados para Mostra de Ilustração Literária – 2016 (em ordem alfabética)

 

- Adriana Atanazio

- Clara Carvalho Diniz

- Dayane Santos

- Dennis Sabino

- Deyse Kelly Pereira Vidal

- Flávio Marinho (Fievel)

- Gabriel Jardim

- Hitallo Duarte

- Lesly Oliveira

- Luiza Abraão

- Melyssa Sheila

- Rodolfo Venicius Gomes

- Wallace Rolim