Fale Conosco

29 de julho de 2016

Funesc divulga lista de artistas selecionados para a coletânea Music From Paraíba 3



Os nomes dos contemplados para a coletânea Music From Paraíba foram divulgados nesta sexta-feira (29), pela coordenação de música da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Do total de inscritos, 50 foram selecionados – todos inéditos nas edições anteriores do projeto. Foram 147 trabalhos recebidos de todas as regiões da Paraíba, e as inscrições superaram as expectativas da Funesc.

Entre os selecionados, estão nomes já conhecidos do público que há anos têm movimentado a cena cultural local, a exemplo de Parahyba Ska Jazz Foundation, Os Fulano, Augustine Azul, Vieira, Didier Guigue, Pifercussão, Rotten Flies, Dubbem, Emboscada, Afronordestinas, Banda Fôrra, além de novos artistas que estão tentando conquistar seu espaço. A grande maioria dos inscritos vem da capital, João Pessoa, mas também houve inscritos e selecionados de Campina Grande e outras cidades do interior do Estado.

Para a seleção, a curadoria foi formada por Arthur Pessoa (coordenador de música da Funesc), Rayan Lins (Conselho Estadual de Cultura) e Rosildo Oliveira (Secult-PB). As 50 músicas serão distribuídas em 4 CDs, no qual serão contemplados gêneros como o forró, samba, choro, reggae, rap, música eletrônica, instrumental, rock entre outros. A curadoria avaliou os trabalhos recebidos de acordo com os seguintes critérios: pertinência artística, qualidade técnica das gravações e potencial para circulação.

“A curadoria destaca a qualidade dos materiais inscritos. Há muitos trabalhos novos, porém com ótima qualidade de produção”, disse Arthur Pessoa, acrescentando que o projeto seguirá o mesmo formato da edição anterior com um box em formato de LP contendo 4 CDs dentro e diferentes gêneros em cada um deles. A arte do projeto terá a assinatura do ilustrador Daniel Vicenti. A primeira edição foi feita pelo ilustrador Shiko e a segunda por Silvio Sá, este último sendo premiado na Bienal Internacional de Design Gráfico.

O objetivo principal do projeto é a divulgação internacional da música paraibana. A coletânea é distribuída gratuitamente durante a Womex, considerada uma das maiores feiras de música do mundo, com participação de mais de 90 países. A edição desse ano acontece em outubro em Santiago de Compostela, na Espanha. O projeto Music from Paraíba já esteve presente nas edições da feira no País de Gales, Espanha e Hungria.

Novo edital - Nos próximos dias, a Funesc lançará um novo edital no qual os selecionados para a coletânea poderão estar habilitados para realizar shows no Teatro de Arena do Espaço Cultural em outra etapa do projeto. Mensalmente o projeto realiza shows com os artistas participantes das coletâneas. Desde a primeira edição, já foram pagos mais de R$ 200 mil em cachês.

MUSIC FROM PARAÍBA 3 – SELECIONADOS