João Pessoa
Feed de Notícias

Funesc divulga artistas selecionados pelo Edital de Ocupação da Galeria Archidy Picado 2011

segunda-feira, 14 de março de 2011 - 11:09 - Fotos: 

De um total de 25 inscrições vindas de vários Estados brasileiros, seis projetos foram selecionados de acordo com o Edital de Ocupação da Galeria Archidy Picado 2011.

As propostas contempladas foram: “Transluzires”, de Aline Alves Nakamura (SP), “Auge do Alôpro”, de Braz Marinho Júnior (PB), “Apagamentos”, de Jimson Vilela (RJ), “Pamonha, pamonha, pamonha”, de Lamounier Lucas Pereira Júnior (MG), “Quando Verdejar”, de Scheilla Silvia Maciez Ramos (MG) e “Até meio Kg”, de Evandro Prado e o Grupo Aluga-se (SP).

A coordenação de artes visuais da Fundação Espaço Cultural (Funesc) lamenta o baixo número de paraibanos inscritos – apenas sete, dos quais, um projeto foi selecionado. E observa que, no geral, estas propostas foram mal apresentadas, e não atentaram às especificidades do Edital.

Para sanar esta dificuldade na apresentação de propostas e portfólios artísticos, o coordenador de artes visuais, Sidney Azevedo pretende, portanto, ministrar na Funesc, dentro do projeto Ilhas de Criatividade, curso de elaboração de portfólio e reflexões sobre arte contemporânea, dirigido aos que se interessem em profissionalizar-se como artista visual.

Os Estados de Minas Gerais e São Paulo foram os que tiveram mais artistas inscritos no Edita da Galeria Archidy Picado. Seguidos do Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.

Obras de 56 artistas passarão pela Archidy Picado ao longo do ano de 2011, entre mostras coletivas e individuais. As propostas selecionadas receberão um pró-labore bruto de R$ 1.250.

Cada exposição transcorrerá durante um mês. As pautas, para cada uma das exposições, serão definidas entre a Funesc e os selecionados. Em contrapartida, os artistas se comprometem, conforme estabelecido no Edital, a doarem uma de suas obras expostas, para incorporarem o patrimônio artístico da Funesc, dentro da política de formação de acervo da Fundação Espaço Cultural da Paraíba.

A comissão de seleção foi formada por Bete Gouveia, mestranda em artes visuais pela UFPE e diretora do Instituto de Arte Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco; Sicília Calado, professora do Departamento de Artes da UFPB e doutoranda em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro (UFRJ); e Sidney Azevedo, coordenador de artes plásticas da Funesc e mestrando em Artes Visuais pela UFPB, em história, teoria e processos de criação.

Quanto aos critérios de seleção dos portfólios, o Edital é bastante claro com relação à forma de montagem e apresentação das propostas de ocupação da galeria. Em primeiro lugar, o projeto deve cumprir com as exigências quanto à documentação e clareza expográfica.

A comissão de seleção levou em consideração a qualidade e força estética dos trabalhos, contemporaneidade, ineditismo na Paraíba, pertinência poética, e adequação das mostras à imagem institucional da Funesc.

A criatividade, potência estética, e a clareza das propostas artísticas, foram, portanto, critérios fundamentais que contaram pontos na escolha das mesmas. A diretora da galeria Archidy Picado, Maurise Quaresma, entrará em contato com os artistas contemplados para comunicar o resultado da seleção e acertar detalhes sobre a pauta de exposições.