João Pessoa
Feed de Notícias

Funesc comemora o Dia do Índio com exposição de alegorias do Carnaval Tradição

terça-feira, 19 de abril de 2011 - 11:04 - Fotos: 

Conhecer um pouco a história dos índios que povoaram o Brasil e valorizar a cultura popular paraibana é o objetivo da exposição “Tribos Indígenas do Carnaval de João Pessoa”, que começa nesta terça-feira (19) e se estenderá até o dia 25, na Praça do Povo da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).

A mostra reúne alegorias, indumentárias e instrumentos musicais utilizados nos desfiles das agremiações carnavalescas da capital paraibana. Os objetos reproduzem traços da história e cultura indígenas.  A exposição é uma ação fruto de um processo de diálogo e interação entre a Funesc e grupos de cultura popular. O objetivo é criar oportunidades para fortalecer e divulgar o seu trabalho.

A exposição divulga essa manifestação da Cultura Popular da Paraíba, que ainda precisa de estudo e difusão das suas práticas na contemporaneidade. Também visa contribuir para elevação da autoestima da comunidade que participa dessa atividade, ampliando assim o interesse e o entusiasmo dos seus integrantes.

Promover atividades como exposições, exibição de vídeos e encontros é uma maneira de estimular a pesquisa sobre a origem desta brincadeira carnavalesca surgida há quase um século que supostamente retrata na sua performance, fatos dos povos indígenas (nativos) ocorridos na história da Paraíba sobre guerras entre as Tribos Tabajaras, Potiguaras e colonizadores.

Integração – Durante a exposição, o público poderá tirar fotos simulando o uso dos capacetes (grandes cocares) que fazem parte das alegorias. Devido ao seu peso, os adereços ficarão expostos em suporte a uma altura que permitirá aos visitantes serem fotografados como se incorporassem o personagem “espião”, no folguedo.

Céu do Índio – Além desta exposição, a Funesc promove nesta terça-feira, sessões do planetário que exibirão “A visão do céu segundo os índios e sua própria astronomia”. As exibições serão destinadas a alunos de escolas públicas e acontecerão às 9h, 10h, 15h e 16h.

SOBRE AS TRIBOS INDÍGENAS CARNAVALESCAS

Atualmente existem 11 tribos indígenas que desfilam no Carnaval de João Pessoa: Pele Vermelha, Tupinambá, Tabajara, Ubirajara, Tupi Guarani, Papo Amarelo, Flecha Negra, Guanabara, Xavantes, Tupi Guanabra e Africanos. Além destas, existe ainda a Tribo Potiguara, do município de Bayeux.

As tribos indígenas do carnaval são expressões significativas para compreensão da identidade cultural da capital paraibana, algumas muito antigas como a Tribo Tupinambá, fundada em 1936, e a Tribo Africanos, que tem mais de 90 anos de existência.

 

SERVIÇO

Exposição: Tribos Indígenas do Carnaval de João Pessoa

Data: 19 a 25 de Abril de 2011

Local: Praça do Povo do Espaço Cultural

Preço: Gratuito

Realização: Funesc, através do seu Centro de Documentação e Pesquisa Musical José Siqueira, em parceria com as Agremiações Carnavalescas Tribos Indígenas da Grande João Pessoa

Mais informações:

3211-6277 – Centro de Documentação e Pesquisa Musical José Siqueira

8808-7360 – José Reinaldo (Coordenador do Centro)