João Pessoa
Feed de Notícias

Funesc apresenta recital para flauta e piano com o Duo Moviment Ar

terça-feira, 16 de agosto de 2011 - 11:27 - Fotos: 

A Fundação Espaço Cultural da Paraiba (Funesc) apresentará, nesta quinta-feira (18), o Recital para Flauta e Piano com o Duo Moviment Ar, formado pelo jovem flautista paraibano radicado na Alemanha Vítor Diniz e a pianista mineira Joana Boechat. O talento do duo poderá ser apreciado às 21h, no Cine-Bangüê, e a entrada é gratuita.

No recital serão executadas peças como a rara “Sonatina”, de José Siqueira, além de obras de Radamés Gnatalli, Camargo Guarnieri, Brenno Blauth e do jovem compositor mineiro Maurício Ribeiro. O repertório, exclusivamente brasileiro, foi recentemente apresentado em Belo Horizonte na Fundação de Educação Artística e depois de passar pela Funesc será apresentado no Teatro José de Alencar em Fortaleza.

O Duo Moviment Ar formou-se a partir do encontro de dois músicos brasileiros na Alemanha. Movidos pelo interesse em comum pela música brasileira de câmara, a pianista Joana Boechat e o flautista Vítor Diniz se uniram para pesquisar e divulgar o rico repertório para esta formação.

Formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, Joana tem uma carreira promissora, tendo se apresentado em importantes salas do Brasil. Vítor começou seus estudos na Paraíba e há 10 anos mora na Almenanha, onde se empenhou no estudo da flauta. A dedicação lhe rendeu importantes prêmios, como o de solista no Concurso Nelson Freire, realizado pela Orquestra Sinfônica Brasileira, bem como apresentações em diversos países.

Vítor Diniz – O flautista Vítor Diniz, nascido em 1984, iniciou seus estudos com os professores Luceni Caetano e Gustavo Paco de Gea. Aos 17 anos mudou-se para a Alemanha, onde fez sua graduação e mestrado com os professores Angela Firkins, Jean-Claude Gérard e Renate Greiss-Armin, nas universidades de Lübeck, Stuttgart e Karlsruhe.

Vítor foi premiado como solista da Orquestra Sinfônica Brasileira no Teatro Municipal do Rio de Janeiro por ocasião do Concurso Nelson Freire OSB 2010. Em 2007 recebeu o segundo prêmio e o prêmio de melhor interpretação da música escrita especialmente para o Volos International Flute Meeting na Grécia.

Realizou concertos na Alemanha, Argentina, Áustria, Escócia, Estados Unidos, França, Grécia, Hungria, Itália, Polônia, Portugal e Suíça. Como músico orquestral foi convidado pela Stuttgarter Philharmoniker, a Lüneburger Sinfoniker, a Camerata Europeana, a Gustav Mahler Orchesterakademie e a Geidai Orchester de Tóquio, tocando sob a batuta de maestros como Sir Roger Norrington, Zsolt Nagy, Gustav Kuhn e Radosław Szulc.

Vítor vem sendo muito requisitado como pedagogo, ministrando masterclasses de flauta em diferentes universidades brasileiras como a UFPB, UFRN, UFBA, UFU e UEMG.

Joana Boechat – Nascida em Belo Horizonte, Joana Boechat é uma das pianistas expoentes de sua geração. Aos 26 anos, sua atuação no cenário musical brasileiro inclui recitais em grandes festivais como a Mostra Internacional de Música em Olinda (MIMO) e a Virada Cultural de São Paulo. Apresentou-se ainda no Maranhão, Pará, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de recitais na Holanda e em Londres.

Formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, Joana teve como principal orientadora a pianista Celina Szrvinsk. Aprofundou seus estudos com os professores Luís Senise, no Rio de Janeiro, Michael Uhde e Markus Stange, na Alemanha.

Aos 15 anos de idade, foi solista da Orquestra Sinfônica da UFMG, como resultado do concurso Jovens Solistas daquela instituição. Foi premiada no Princes Christina Councour, na Holanda, aos 17 anos, o que lhe rendeu vários recitais e participações em programas de rádio.

Recebeu em 2008 o primeiro lugar no concurso Jovens Cameristas Pretrobrás, em Londrina. Estreou peças para música de câmara e piano solo dos compositores Leonardo Margutti e Stanley Levi. Particularmente interessada no repertório camerístico, a pianista integra ainda os duos com a flautista Joana Radicchi e o percussionista Bruno Santos.

Serviço:

Recital para Flauta e Piano com o Duo Moviment Ar

Data: 18/08

Hora: 21h

Local: Cine Bangüê

Ingresso: gratuito