João Pessoa
Feed de Notícias

Funesc apresenta concerto da Sinfônica Jovem nesta quinta-feira

quarta-feira, 8 de junho de 2011 - 09:52 - Fotos: 

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) apresenta o segundo  concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) na temporada 2011, nesta quinta-feira (9), às 21h, no Cine Banguê, em João Pessoa, com entrada franca. O solista convidado será o oboísta Alisson Azevedo e a regência será do maestro titular Luiz Carlos Durier.

No repertório, quatro clássicas sinfonias mundiais serão executadas pelos jovens músicos, entre elas, três inéditas em solo paraibano e duas de autoria de brasileiros. Começando com o tom mais solene, a peça que abre o concerto é de origem dinamarquesa, composta por Carl Nielsen – Abertura Helios, Op. 17. Na sequência uma pitada erudita-nordestina é posta pela obra Concertino para oboé e cordas, escrita em 1961 pelo gaucho Breno Blauth, peça que terá a participação do solista convidado Alisson Azevedo.

No segundo momento, será apresentada a Suíte Americana, Op. 98b, composta pelo tcheco Antonín Dvorak. Nesta obra, o compositor mistura influências musicais americanas às suas raízes tchecas. Para encerrar, uma surpresa. As canções de Gilberto Gil “Esotérico” e “Sítio do Pica-Pau Amarelo” se unem numa só orquestração – “Sítio do Pica-Pau Esotérico”, composta em 1994 por Dimitri Cervo a pedido da Escola de Música da UFBA para concertos em homenagem a Gilberto Gil realizados em Salvador.

Solista – Alisson Azevedo é natural de Catolé do Rocha. Começou seus estudos musicais com a maestrina Irmã Iraci, no Instituto Gente que Encanta, com aulas de canto coral, flauta doce e solfejo. Estudou violino por dois anos e logo que teve contato com o oboé mudou de instrumento. Com a orquestra da mesma instituição realizou tournée pela Espanha, interpretando música de raiz nordestina. Com apenas treze foi professor de oboé, flauta doce e música de câmara. Em 2005, se transferiu para João Pessoa para exercer a vaga de oboé solista da Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, sob a regência do grande maestro Gustavo de Paco. Com pouco tempo após a sua chegada foi convidado para exercer o cargo de primeiro oboé da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba sob a regência do maestro Luis Carlos Durier. Nesta oportunidade fez matrícula no Curso de Extensão do Departamento de Música da UFPB com o professor João Johnson. Atualmente cursa o Bacharelado em Música. Em 2009, foi solista frente à OSPB Jovem executando o Divertimento para flauta e oboé do compositor Harald Genzmer. Participou de diversos festivais nacionais e internacionais com orientação diversos dos seguintes professores: José Medeiros (Bobó), Isaac Duarte, Javier Balbinder, Thomas Indermulhe, James Ryon.

Maestro – Natural de João Pessoa, Luiz Carlos Durier é regente titular da OSPB Jovem há 15 anos e regente assistente da OSPB desde 2001. Seu trabalho artístico e pedagógico, a pesquisa musical de repertório direcionado para jovens músicos em formação, tem reconhecimento em todo o Brasil. Suas interpretações cativantes e criativas produzem sempre sucesso de público e crítica. Sob sua batuta já se tornou tradição a Jovem apresentar estréias mundiais com excelente qualidade técnica. Ao convite do Ministério da Cultura participou do Encontro de Orquestras Brasileiras em 2003, onde proferiu palestra sobre a formação e regência de orquestras jovens. Como regente convidado fez apresentações junta a Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN, Orquestra Criança Cidadã do Recife e a Orquestra do 29ª Oficina de Música de Curitiba neste ano. Na sua formação como regente foi aluno de Wolfgang Groth, Nelson Nuremberg e Guilhermo Scarabino. Recentemente estudou com o maestro Kurt Masur em Master Class promovido pela Orquestra Sinfônica Brasileira. Desde 2005 estuda com o renomado maestro Osvaldo Ferreira. Ainda teve como mestres José Siqueira, Fred Gerling, Iara Bernette, Violeta de Gainza, Guilhermo Campos e Horácio Schafer. Na UFPB concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado. Desde que chegou a Escola de Música Anthenor Navarro – EMAN, em 1991, lidera atividades de educação musical ensinando: Musicalização, Viola, Música de Câmara, Regência e a condução da Orquestra Estudantil da EMAN. Sua experiência lhe deu a oportunidade de reger a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marines e sua Gente e no DVD de Sivuca e os Músicos Paraibanos.

Serviço – Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

Regência: Luiz Carlos Durier

Solista de oboé: Alisson Azevedo

Data: 09 de junho de 2011 (quinta-feira)

Hora: 21h

Local: Cine-Bangüê da Funesc

Entrada: Gratuita