João Pessoa
Feed de Notícias

Funesc apresenta as bandas Metacrose e Shock na edição de julho do Music From Paraíba

terça-feira, 5 de julho de 2016 - 11:32 - Fotos:  Divulgação

A edição de julho do projeto Music From Paraíba traz duas bandas de rock de peso ‘das antigas’. De um lado, o heavy metal da banda Shock, formada na capital paraibana em 1979. Do outro, o death metal de Metacrose, grupo criado em 1998.

A noite do rock acontece no domingo (17), a partir das 20h30. Desta vez, o show será na área externa do Teatro de Arena do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. A entrada é gratuita.

A banda Shock foi a segunda no Brasil a se dedicar ao heavy metal, a primeira foi a Stress, de Belém (PA) em 1977. Inicialmente, foi formada por quatro irmãos fãs de Black Sabbath. No começou dos anos 80 um deles deixou o grupo, dando espaço para Américo Caldeira (um fã da banda) assumir os vocais.

Além do vocalista, a formação fechou com Carlos Roque (bateria), Paulo Roque (baixo) e Edgard Roque (guitarra).

Desde 1984 soltando registros fonográficos independentes no formato demo em fitas K7 e cantando em português, foi só em 1992 que a banda fez seu debut. O clássico ‘Heavy Metal We Salute’ saiu pela Whiplash Records.

A repercussão do LP, que trazia nove músicas antigas vertidas para o inglês, em qualidade de gravação nunca antes alcançada pela banda, foi tremenda. Não obstante estarmos já na década de 1990, o disco continha o clássico heavy metal inspirado em nomes como Judas Priest, Accept e Motörhead, agradando em cheio os headbangers ávidos pelo som do rock pesado e pauleira como ele é classicamente entendido.

Edital Music From Paraíba 3 – Foi prorrogado até a sexta-feira (8) o prazo de inscrição para a seleção de material que irá compor a coletânea Music From Paraíba III. Os interessados podem se inscrever gratuitamente junto à Diretoria de Desenvolvimento Artístico e Cultural (DDAC) da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), no horário de 9h às 12h e das 13h às 16h30. O resultado da seleção deve ser divulgado no dia 1 de agosto, nas redes sociais e imprensa local.

Podem participar artistas ou grupos paraibanos ou radicados na Paraíba há pelo menos dois anos, que possuam trabalho autoral independente de gênero ou estilo musical. São aceitas canções inéditas ou já lançadas no mercado fonográfico.

O interessado pode inscrever quantos trabalhos desejar, CDs ou músicas, mas será selecionada apenas uma canção por artista. Neste ano, 50 canções serão selecionadas por uma comissão formada por três profissionais, sendo um representante de cada setor descrito a seguir: Coordenação de Música da Funesc, Conselho Estadual de Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Os integrantes da comissão observarão os seguintes itens: qualidade estética, pertinência artística, potencial para circulação no mercado internacional e currículo do artista/grupo. Edital e ficha de inscrição estão disponíveis em http://goo.gl/IUxWex

Sobre o projeto – Music From Paraíba é um projeto de divulgação da música dos artistas paraibanos no Brasil e no exterior. Na sua segunda edição, o projeto traz 71 músicas de artistas paraibanos ou radicados no estado. As faixas estão distribuídas em quatro CDs organizados em um box que lembra o formato capa de LP de vinil com arte assinada pelo designer Silvio Sá. Na coletânea, há representantes de diversos gêneros como rock, forró, samba, música eletrônica, jazz, música instrumental, funk, blues, reggae, brega, entre outros. Ao longo do ano, é realizada uma temporada de shows com artistas contemplados na coletânea.

Os shows são realizados uma vez por mês e, além de João Pessoa, o projeto percorre municípios do interior da Paraíba, a exemplo de Campina Grande, Cajazeiras, entre outros. O projeto é uma realização do Governo do Estado por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e conta com apoio da empresa Cerâmica Elizabeth. A terceira edição contará com 50 músicas.

 

Serviço:

Music From Paraíba – julho

Bandas: Metacrose e Shock

Data: 17/7 (domingo)

Hora: 20h30

Local: área externa do Teatro de Arena Leonardo Nóbrega – Espaço Cultural José Lins do Rego

Entrada: gratuita