Fale Conosco

1 de março de 2016

Funesc adia oficina prática de pandeiro no Cine-Teatro São José em Campina Grande



A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) adiou as inscrições para o projeto Passo a Passo no Compasso (módulo I – iniciante). Trata-se de uma oficina prática de pandeiros para adolescentes na faixa etária de 12 a 16 anos. As aulas serão ministradas por Silvano Monteiro (RJ), na Unidade Cultural I – Cine-Teatro São José, em Campina Grande. O curso, que seria em março, foi adiado para o mês de maio, começando no dia 9. Agora os interessados têm o prazo de 18 de abril a 6 de maio para se inscrever. O valor do investimento é de R$ 70.

O objetivo da oficina é levar informações e exercícios para o aprendizado e desenvolvimento da técnica básica do pandeiro, permitindo que os alunos possam identificar e reproduzir ritmos populares como o samba, o baião, o coco, além de despertar o gosto pela música, pela percussão. A proposta também visa contribuir no desenvolvimento das habilidades sócio-motoras, estimulando a capacidade de concentração e memorização, melhorando a compreensão de conceitos rítmicos e matemáticos, ajudando no desenvolvimento do trabalho coletivo, em equipe, bem como contribuir para o resgate e manutenção da experimentação sócio-artístico-cultural.

Em seu primeiro módulo, a oficina tem carga horária total de 12 horas, com três encontros semanais de duas horas cada. As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre das 10h às 12h, nos dias 9, 11, 13, 16, 18 e 20 de maio. Para participar do curso, o aluno deve levar um pandeiro de dez polegadas com pele de couro ou de nylon e um caderno comum para as anotações.

Matrículas - As matrículas devem ser feitas presencialmente junto à Diretoria da Unidade Cultural do Cine Teatro São José, que fica localizado na Rua Lino Gomes da Silva, sem número, Bairro de São José. O horário de atendimento é das 9h às 12h e das 14h às 17h. Informações: 98760-3286, 3342-9993 ou no Facebook, seguindo os perfis funescgovpb ou CineTeatroSãoJosé.

Ministrante -  Silvano Monteiro é bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade Cal De Artes Cênicas – RJ, Teoria e Percepção Musical – TEPEM – 2000/ UFRJ (Músico O.M.B 3.642/RJ). Integrou o projeto Pandemoniun – Orquestra de Pandeiros, grupo musical carioca formado em 1997 por ex-alunos do percussionista Marcos Suzano.

Como músico, participou da gravação de dois CDs do grupo Monobloco (2002 e 2006), se apresentou na entrega do IV Prêmio Sharp de Teatro e do X Prêmio Sharp de Música. Também participou do Festival Internacional de Percussão (Percpan – 2000), em Salvador (BA), do show Mestre Ambrósio e Trio Forrozão (RJ), Exposição de Canudos (RJ), Rede Instrumental – CCBB (RJ), 100 Anos de Frevo, em Recife (PE), Elza Soares e Seu Jorge (RJ).

 

Serviço

Projeto Passo a Passo no Compasso – Oficina de pandeiro (módulo I – iniciante)

Ministrante: Silvano Monteiro

Inscrições: 18 de abril a 6 de maio

Início das aulas: 9 de maio

Horário: 10h às 12h (segunda, quarta e sexta – dias 9, 11, 13, 16, 18 e 20)

Carga horária total: 12 horas

Faixa etária: 12 a 16 anos de idade

Material necessário: pandeiro de dez polegadas com pele de couro ou de nylon, um caderno comum para anotações

Preço: R$ 70

Inscrições: Diretoria da Unidade Cultural do Cine Teatro São José, na Rua Lino Gomes da Silva, sem número, Bairro de São José. O horário de atendimento é das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Informações: 98760-3286 | 3342-9993 | facebook/funescgovpb ou /CineTeatroSãoJosé