João Pessoa
Feed de Notícias

Funesc abre nesta sexta a 17ª Mostra Estadual de Teatro, Dança e Circo

quarta-feira, 31 de outubro de 2012 - 16:39 - Fotos: 

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) abre, nesta sexta-feira (2), a 17ª Mostra Estadual de Teatro, Dança e Circo. O evento, que acontecerá entre os dias 2 e 10 de novembro, no Teatro Santa Roza, apresentará 21 espetáculos divididos em dois grupos. Dos selecionados, 14 fazem parte da mostra oficial (não competitiva) e outros sete, da mostra paralela (competitiva). As apresentações sempre começam às 19h30. Os espetáculos serão encenados em dois locais – no palco principal,  se apresentam os grupos da mostra oficial e no pátio do Bar dos Artistas, os da paralela. Toda a programação é gratuita.

A abertura terá como convidado o espetáculo de dança “Encontro Oposto – Três Movimentos em um Ato”, da companhia Ivaldo Mendonça em Grupo, de Recife (PE). Haverá, ainda, participação especial do Núcleo de Pesquisa do Ator (Nupta, da UFPB), coordenado pelo professor Everaldo Vasconcelos, com o espetáculo “D’Repente”, no palco da mostra paralela. Para fechar a primeira noite do evento, o público contará com show do grupo instrumental Baião de 3.

A 17ª Mostra Estadual de Teatro, Dança e Circo é realizada pelo Governo do Estado da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).

Homenagens – Este ano, o evento presta homenagens a quatro nomes da cultura paraibana. Na dança, a homenagem é para Maurício Germano, da Produção Cia de Dança e coreógrafo do Balé Popular da UFPB. Como representante da arte circense, o homenageado é o Major Palito, popular na cidade de Campina Grande. No teatro a homenagem é póstuma, ao índio Navarro. Além desses três nomes, mais um artista recebe as honrarias do festival. Trata-se do bailarino e professor José Enoch, que é o homenageado especial da Mostra Estadual de Teatro, Dança e Circo.

Mostra competitiva – Os espetáculos selecionados para a Mostra Paralela serão avaliados por meio de votação diária de júri popular. Os 100 primeiros espectadores de cada apresentação receberão cédulas para votação. As decisões da curadoria serão definitivas e não caberá recurso.

Os dois espetáculos que obtiverem melhores votações receberão prêmio em dinheiro no valor bruto de R$ 2.500, considerando as deduções previstas em Lei.

A programação completa pode ser conferida através do site: http://www.goo.gl/B5gNL