João Pessoa
Feed de Notícias

Funesc abre Mostra Científica com participação de 22 escolas

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011 - 15:53 - Fotos: 

Fotos: Walter Rafael/Secom-PB

Com a participação de 245 alunos e 28 professores de 22 escolas, se realiza na pista de patinação do Espaço Cultural, em João Pessoa, a 12ª Mostra Científica da Estação Ciência (Mociec). O evento, que enfoca o Ano Internacional da Química, foi aberto na manhã desta quinta(1º) e se encerra nesta sexta-feira (2).

Engenheiro químico por formação, o secretário de Estado da Educação, Afonso Scocuglia, lembrou do antigo curso durante a abertura da Mociec. Ao ressaltar a importância do evento, o secretário deu uma aula aos participantes e apresentou uma proposta de melhoria e revitalização da unidade ligada ao Instituto Padre Ibiapina e instalada na Fundação Espaço Cultural (Funesc). Além do secretário Scocuglia, a solenidade de abertura teve a presença de José Arantes Lima, presidente do Conselho Estadual de Química, do diretor da Estação, Márcio Lopes, de Rivaldo Maia, coordenador da mostra, e da presidente da Funesc, Lu Maia.

“Uma das coisas que mais gosto na Funesc é de ver a casa cheia de gente jovem fazendo coisas boas. É gratificante ver esses jovens engajados em atividades que complementam os ensinamentos da sala de aula”, disse a presidente da Fundação durante a solenidade. Ela ressaltou o compromisso anunciado pelo secretário de Educação em contribuir para a melhoria e revitalização da Estação Ciência: “Nossa unidade requer equipamentos. Temos que fazer com que se mantenha atuante para que sempre possa contribuir com atividades científicas e culturais”, disse.

Na parte artística da cerimônia, alunos da escola Mar e Sol fizeram uma rápida exibição de dança de rua. A Funad participou da atividade com apresentação de dança esportiva em cadeira de rodas pelos dançarinos Sofia Jordão e Valdir Gomes. A visitação é gratuita ao local onde os alunos e seus professores estão expondo seus experimentos. As escolas podem agendar as visitas por e-mail (cienciapb@bol.com.br) ou pelos telefones 3211-6294 e 3211-6268.

Destaques – Entre os destaques da Mociec há trabalhos como a réplica do Planetário, experimentos de laboratório com substâncias e reagentes, painéis sobre temas que vão desde a erosão da falésia do Cabo Branco às aulas práticas de Química.
Apesar de premiar os melhores trabalhos com medalhas e troféus, a mostra é mais uma troca de experiências do que uma competição entre escolas, segundo Márcio Lopes, diretor da Estação Ciência. Sua opinião é compartilhada com Rivaldo Maia que, quando esteve à frente da unidade cultural realizou várias edições do evento. “Essa semente tem produzido frutos. Já levamos trabalhos daqui para São Paulo”.

Participantes – Este ano, a programação da Mociec conta com a presença de uma equipe do Centro Universitário Unipê que vai expor seu projeto de apoio à inclusão digital junto às crianças e jovens carentes.

O IFPB também participa da mostra com a presença de estudantes de nível superior (como grupo convidado) e nível médio. A Mociec faz parte do programa de incentivo à realização de feiras de ciências nas escolas da rede pública de ensino fundamental e médio situadas no Estado da Paraíba.

Este ano foram inscritos trabalhos em diferentes áreas de conhecimentos (ciências da saúde, exatas e humanas). Cada equipe é formada por quatro alunos e pelo menos um professor coordenador.

Premiação – A Mostra premiará todos os alunos com medalha de participação. Os trabalhos serão avaliados por uma equipe mista formada por monitores da Estação Ciência e professores previamente convidados. Os selecionados como destaque receberão medalhas e troféus para as respectivas escolas. Serão adotados os seguintes critérios de avaliação: capacidade criativa e minúcia, pensamento científico e habilidade, clareza e síntese.

A distribuição dos projetos e avaliação será feita de acordo com o nível de escolaridade. Do grupo I farão parte as turmas de 6º e 7º séries. O grupo II concentrará turmas de 8º e 9º anos e o grupo III será o das turmas de ensino médio.  A cerimônia de premiação será nesta sexta-feira, às 16h30.

Serviço:
Data: 1 e 2/12
Premiação: 2/12, às 16h30, no Teatro de Arena
Local: Estação Ciência da Funesc
Horário de visitação: 9h às 17h30 (quinta-feira) e das 8h às 16h (sexta-feira)
Informações e agendamento de visitas: 3211-6294 e 3211-6268 ou por e-mail cienciapb@bol.com.br