Fale Conosco

18 de maio de 2011

Funesc abre inscrições para oficinas da Semana José Lins do Rêgo



A Fundação Espaço Cultural está com as inscrições abertas, até o próximo dia 31, para as oficinas de ‘Escrita Criativa’ e ‘Processo de Criação Poética’, que farão parte da programação da Semana Cultural José Lins do Rego. As aulas acontecerão nos dias 1º, 2 e 3 de junho, das 14h às 16h30, nas dependências do Espaço Cultural.

A oficina de ‘Escrita Criativa’ será ministrada por Carolina Bernardes, de São Paulo, e a de ‘Processo de Criação Poética’ pelo professor e escritor Hildeberto Barbosa, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). As aulas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas junto ao Departamento Artístico-Cultural da Funesc, após preenchimento de ficha de inscrição que está disponível no site da Funesc (www.funesc.com.br). A ficha deve ser enviada para o e-mail zelins.encenado@funesc.pb.gov.br.

A Semana José Lins do Rego será realizada pela Funesc, em homenagem aos 110 anos de nascimento do escritor paraibano, entre os dias 31 de maio e 4 de junho. Durante o evento haverá uma série de atrações, incluindo palestras de artistas, críticos de arte e escritores; oficinas; espetáculos baseados na obra de José Lins e exposições.

Carolina Bernardes – Natural de Ribeirão Preto (São Paulo), Carolina Bernardes graduou-se em Letras e é especialista em “Leitura Crítica da Literatura” (Unesp). É mestre em Estudos Literários (Unesp – Araraquara) e doutora em Teoria da Literatura (Unesp – São José do Rio Preto). Em sua trajetória acadêmica, tem publicado artigos em revistas literárias no Brasil, Portugal e Chile, além de participar de congressos como conferencista no Chile e Argentina. Professora no Ensino Superior (de Literatura) há quatro anos, atua, no momento, como orientadora educacional na Unicamp.

Em 2003 publicou o livro de contos ‘O Centauro Amarelo’, como produção artesanal (feita em casa e pelas mãos da autora). Em 2008, a técnica da edição artesanal é, mais uma vez, utilizada em ‘A Claridéia de Percival’, romance infanto-juvenil, com ilustrações de Bianca Bloom (filha de Carolina Bernardes). O livro infantil ‘Flauis’, também uma produção artesanal, com ilustrações da autora, foi premiado em 2009 no concurso literário “Grandes Empresas na Literatura”, realizado pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e pela Fundação Instituto do Livro. O prêmio outorgado foi a publicação gráfica da obra, em 2010. Carolina tem se dedicado ao blog ‘Retalhos e Epopéias’, no qual publica suas criações atuais e oferece dicas e orientações a escritores em formação. O trabalho como professora de Escrita Criativa no Sesc, em 2009, e em espaços culturais, rendeu à Carolina uma coluna quinzenal no site literário ‘Benfazeja’.

Hildeberto Barbosa Filho – Nasceu na cidade de Aroeiras (PB). Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal da Paraíba e tem curso de Licenciatura em Letras Clássicas e Vernáculas (UFPB), especialização em Direito Penal pela Usp e Mestrado em Literatura Brasileira pela UFPB, com dissertação intitulada ‘Sanhauá: poesia e modernidade’. Foi professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira em colégios públicos e particulares, depois, ingressou no ensino superior, através de concurso público. Atualmente, trabalha na Universidade Federal da Paraíba, onde ensina Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa no curso de Letras, ministrando aulas, também, no curso de Comunicação Social. Está se preparando para concluir o curso de doutorado em Literatura Paraibana.

 

Além de professor universitário, Hildeberto é crítico literário, escritor, poeta e jornalista; mantém uma coluna sobre literatura no jornal O Norte e colabora com os jornais A União, Correio da Paraíba, O Momento e Correio das Artes (PB); Jornal do Comércio e Diário de Pernambuco (PE); O Galo (RN); O Pão (CE); D.O. Leitura (SP); Suplemento Literário de Minas Gerais (MG) e a Revista Cultura Vozes (RJ). Coordenou o Projeto LER e constantemente é convidado para participar em simpósios, congresso e seminário como palestrante e conferencista.

Serviço:

Inscrições para as oficinas ‘Escrita Criativa’ e ‘Processo de Criação Poética’

Semana José Lins do Rêgo

Ficha de inscrição: Site da Funesc, www.funesc.com.br

Período: até de 31 de maio

Valor: gratuito

Realização: Funesc