Fale Conosco

24 de agosto de 2015

Funesc abre inscrições para grupo de estudo de cinema em Campina Grande



Discutir o conceito cinematográfico, a importância da imagem, contexto histórico e um mergulho nas obras de Georges Meliés e Irmãos Lumière. Com essa proposta, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) está trabalhando na criação do grupo de estudo sobre cinema Mário Peixoto. A iniciativa é desenvolvida por meio da unidade cultural I, Cine-Teatro São José, em Campina Grande, onde serão realizadas as reuniões semanais. As inscrições gratuitas estão abertas no período de 24 a 31 de agosto, das 14h às 18h, no local.

O limite é de dez vagas a serem preenchidas por ordem de chegada, de acordo com a diretoria da unidade cultural. As reuniões acontecerão às quartas-feiras, das 19h às 21h30, no Cine-Teatro São José.

Para obter mais informações, os interessados podem entrar em contato pelos telefones 3342-9993 e 98760-3283 ou por e-mail: cinesaojoe.funesc@gmail.com.

Além de discutir conceito e história, o plano de curso traz a questão “Por que estudar/produzir cinema?”. O grupo também terá contato com as primeiras vanguardas, passando por Hollywood, Impressionismo, Construtivismo Soviético, Expressionismo e Surrealismo. O programa também inclui estudos de roteiro e execução fílmica.

Sinopse – O Grupo de Estudo Mário Peixoto tem como propósito desenvolver um espaço no Cine-Teatro São José que possibilite um amplo debate sobre cinema, tanto no seu viés histórico como estético. O objetivo é reunir pessoas que tenham vontade de discutir sobre o assunto a partir do olhar de alguns teóricos do cinema, como Robert Stam, Fernando Mascarello, Jean-Calude Bernadertt, Dudley Andrew entre outros.

O grupo abordará temas principais para o estudo os seguintes pontos: O que é Cinema?, O nascimento da Linguagem, As Vanguardas Europeias do século XX e Um Estudo Sobre Roteiros. A iniciativa é promovida pelo Cine-Teatro São José e Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).

Serviço:

Inscrições para o Grupo de Estudo sobre Cinema Mário Peixoto

Período de inscrição: 24 a 31 de agosto, das 14h às 18h

Local: Cine-Teatro São José, em Campina Grande

Valor: gratuito

Limite de vagas: 10

Reuniões do grupo: todas as quartas-feiras, das 19h às 21h30, no Cine-Teatro São José, Campina Grande

Informações pelos telefones 3342-9993 e 98760-3283 ou por e-mail: cinesaojoe.funesc@gmail.com.