Fale Conosco

31 de maio de 2012

Funesc abre a 30ª Semana Cultural José Lins do Rego neste domingo



A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) abre, neste domingo (3), a 30ª edição da Semana Cultural José Lins do Rego, em homenagem ao patrono da instituição. O evento, que se estende até a quarta-feira (6), traz uma programação que contempla diferentes manifestações artísticas abordando a vida e obra zelinianas.

A abertura oficial será às 17h, no Teatro de Arena. Em seguida, às 18h, o ator Fernando Teixeira apresentará a performance “Um Momento com Lula de Holanda”, uma das vencedoras da edição passada do Festival Zé Lins Encenado. Às 19h, na Praça do Povo, museu e Galeria Archidy Picado, serão abertas as exposições que fazem parte do evento. Para fechar a primeira noite, a cantora Cátia de França sobe ao palco do Cine-Teatro Banguê ao lado do grupo Camerata Arte Mulher, às 19h30, com o show de lançamento do CD “No Bagaço da Cana – um Brasil Adormecido”.

Além de espetáculos teatrais, musicais e exposições artísticas, a Semana Cultural oferece oficinas de literatura e dança, e exibição de filmes. O evento é gratuito e aberto ao público. As escolas que desejarem agendar visitas devem entrar em contato pelo número: 3211-6263 / 6264.

A Praça do Povo do Espaço Cultural se transformará em uma verdadeira ‘cápsula do tempo’ com as cinco exposições que compõem o cenário do evento. Entre elas, duas mostras fotográficas resumirão os 30 anos da história do local. Uma delas trará imagens captadas pela fotógrafa Clara Lenira, que será homenageada. A segunda reúne fotos da construção do local.

A terceira exposição, “Arquivo Poético”, é composta por fotografias selecionadas do Arquivo Histórico Waldemar Duarte, datadas da época em que o escritor José Lins viveu. Cada imagem é acompanhada de uma poesia assinada por escritores como Maria Valéria Rezende, Vitória Lima, Mirtes Waleska, Cyelle Carmem, Bruno Gaudêncio, Thiago Lia Fook, Jairo Cézar e Jessier Quirino, inspirados por fotos de diferentes décadas. As três mostras ficarão montadas na Praça do Povo. A quarta exposição pode ser vista no Museu José Lins e tem como enfoque os 80 anos do livro “Menino de Engenho”.

Na galeria Archidy Picado, o público poderá conferir o 1º Salão Nacional de Humor José Lins do Rego, que reunirá obras de Rubin, Luyse Costa, Samuel de Gois, Molina, Wallace Ramon, Tonio, Antonio Cláudio Massa, Renato Félix e Marcos Vieira. Do total de peças expostas, as três melhores serão contempladas com prêmio em dinheiro no valor de R$ 500 cada. As obras também serão submetidas a júri popular.

Show “No Bagaço da Cana” – No palco do Bangüê, duas estrelas da Paraíba, Cátia de França e a Camerata Arte Mulher apresentam o show de lançamento do trabalho dessa parceria. Trata-se do CD “No Bagaço da Cana um Brasil Adormecido”, composto por 12 músicas, que versam sobre o grande escritor homenageado, José Lins do Rego.

Para os próximos dias 4, 5 e 6 uma programação diversificada de caráter educativo foi montada para receber escolas e demais visitantes. Além de visitas monitoradas às exposições de artes visuais, para a criançada tem contação de histórias e a peça “Zé Lins – O Pássaro Poeta”, que retrata, por meio de divertidos brincantes, a infância do menino flamenguista e futuro escritor.

Três oficinas estão sendo oferecidas: “Literatura além da leitura” ministrada pela pedagoga  Maria Lauricélia Pereira de Sousa, voltada para crianças entre três e seis anos; “Dança Circular e Poesia”, guiada pelo músico Gustavo Limeira, dedicada a faixa etária acima dos oito anos; e  “Oficina de Escritor”, pelo escritor Archidy Picado Filho, dedicada a adolescentes entre 14 e 17 anos.

Outras atividades – Durante o evento ainda acontecem apresentações dos números classificados no concurso cultural Zé Lins Encenado e a exibição de filmes sobre a vida e obra de José Lins do Rego. Haverá, ainda, a estreia dos filmes produzidos durante a Oficina de Vídeos de Animação e o lançamento de um documentário em homenagem aos funcionários mais antigos da Funesc.

Na quinta-feira (5), a apresentação musical será do grupo Afronordestinas. Na noite de encerramento, 6 de junho, o público contará com show do cantor Dominguinhos ao lado da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e participação da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste.

Palestras e lançamentos – O escritor Manoel Cordeiro é um dos convidados da XXX Semana Cultural José Lins do Rego, que acontece de 3 a 6 de junho, no Espaço Cultural. O pernambucano vai falar sobre “A Importância do Novo Cordel na Escola Brasileira”. A palestra será na segunda-feira (4), às 15h, no Espaço Cine Digital. Na terça-feira (5), o palestrante será o professor doutor Cláudio Paiva, da UFPB. Ele falará sobre “A Cultura Pop Transregional”, às 15h.

Além das palestras, a programação do evento conta com lançamentos de livros de autores paraibanos, na segunda-feira, às 18h30, na Pista de Patinação. Em seguida, às 19h30, escritores participarão de uma mesa redonda no Teatro de Arena.

O bate-papo literário abordará o tema “Produção x Mercado Editorial” com mediação de Archidy Picado Filho. Os convidados são Maria Valéria Rezende, Roberto Menezes, Sérgio de Castro Pinto, Manoel Monteiro, Maria do Socorro Aragão, Neide Medeiros Santos. Também foram convidados representantes do “Movimento por um Brasil Literário”: Lourival Pereira Pinto, José Benedito Brito e Cida Fernandes.