João Pessoa
Feed de Notícias

Fundação ministra treinamento sobre infecções no Hospital Regional de CG

sexta-feira, 30 de outubro de 2009 - 17:56 - Fotos: 

Técnicos do Laboratório da Fundação Rubens Dutra ministraram, na tarde da quinta-feira (29), um treinamento aos funcionários da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Regional de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, bem como para técnicos em enfermagem interessados.

O técnico em laboratório Edvaldo Silva Santos, a médica Laura Vasconcelos e a gerente técnica da Fundação Rubens Dutra (sediada em Campina Grande), Ana Carla, orientaram os participantes sobre a questão, com o intuito de capacitá-los para realizar corretamente as coletas de cultura, agilizar a entrega dos exames laboratoriais e prevenir infecções. Mais de 20 funcionários da CCIH do Hospital Regional participaram do treinamento.

Laura Vasconcelos destacou a importância da capacitação por permitir ao profissional da área fazer um diagnóstico mais rápido e identificar as bactérias e os antibióticos adequados. “É um treinamento que vai melhorar o atendimento aos pacientes”, disse.

A médica repassou ao público informações ligadas à maneira de como se deve colher adequadamente o material, e a forma como esse material coletado é encaminhado ao laboratório. Ela também deu detalhes técnicos da origem de cada secreção e outros materiais. “Estamos fornecendo detalhes de cada material. Ou seja, se é urina, se é líquor ou sangue. A origem do material”, explicou.

O técnico em laboratório Edvaldo Silva disse que o treinamento vai tornar os profissionais da CCIH do Hospital Regional aptos a realizar as coletas de culturas corretamente. O procedimento, segundo ele, é importante porque permite ao hospital ter um controle sobre infecção hospitalar. “O objetivo é esse: treinar e capacitar todo o pessoal envolvido na área de infecção hospitalar”, concluiu. 

Da Assessoria de Imprensa do Hospital Regional