Fale Conosco

17 de março de 2012

Fundação Ernani Satyro comemora aniversário com programação cultural



Debates, oficinas, encontros e atividades culturais marcam a celebração dos 21 anos de atividades da Fundação Ernani Satyro (Funes), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e instalado na cidade de Patos. Com o objetivo de oferecer ações voltadas ao público e aos gestores culturais da região, a fundação promoverá, entre 19 e 23 deste mês, uma série de atividades culturais abertas ao público.

A programação cultural conta com visitas guiadas à Casa Museu, sede da Fundação, onde viveu o escritor e político patoense Ernani Ayres Sátyro e Sousa. Localizada na Rua Miguel Sátyro, 83, a antiga habitação passou por um processo de restauração, com a preservação de suas características. A Funes possui ainda bibliotecas, arquivo particular e pertences do seu patrono, além das medalhas e condecorações a ele atribuídas. Todo esse material encontra-se em exposição permanente.

Encontro de gestores – Na programação, também está previsto um encontro com os secretários e representantes dos órgãos de cultura e educação, além de ativistas culturais da região. O objetivo é promover a explanação sobre o Sistema Nacional de Cultura como instrumento de política pública para o fortalecimento das gestões culturais dos municípios paraibanos.

Oficina – O público interessado em aperfeiçoar os conhecimentos sobre Mídias Sociais, especialmente profissionais de imprensa e estudantes de jornalismo, terão a oportunidade de participar da oficina ministrada por técnicos da Secretaria de Estado da Comunicação Institucional (Secom).

Show – A semana de comemoração será finalizada com a participação do poeta Jessier Quirino, que se apresenta no dia 23, no auditório d Fórum Miguel Sátyro. Os ingressos serão trocados por cinco quilos de alimentos não perecíveis, a partir das 14h do dia anterior.

A semana de celebração dos 21 anos de atividades da Funes conta com o apoio da Secult, Secom e Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc).
 
Programação

Segunda-feira (19)
8h às 18h – Visitas guiadas à Casa Museu (escolas agendadas)

Terça-feira (20)
8h às 18h – Visitas guiadas à Casa Museu (escolas agendadas)

Quarta-feira (21)
8h às 18h – Oficina de Mídias Sociais

Quinta-feira (22)
8h às 18h – Visitas guiadas à Casa Museu (escolas agendadas)              
19h às 21h – Chá Cultural

Sexta-feira (23)
8h às 18h – Encontro de Secretários de Cultura/Educação e Produtores Culturais  da Regional de Patos
19h – Recital com Jessier Quirino