João Pessoa
Feed de Notícias

Fundação Casa do Estudante promove mutirão solidário no sábado

quarta-feira, 30 de março de 2011 - 09:13 - Fotos: 

Um mutirão solidário será realizado no próximo sábado (2), a partir das 8h, na Fundação Casa do Estudante, no Centro de João Pessoa, com o objetivo de concluir serviços de limpeza da área externa e alguns reparos na estrutura física do prédio. Com sede na Rua da Areia, n° 567, a Casa do Estudante receberá a visita de amigos e ex-residentes que se unirão aos alunos residentes, aos funcionários e aos dirigentes do órgão na execução de tarefas como capinagem, pintura e outras ações destinadas a tornar o ambiente mais agradável aos moradores e demais pessoas que diariamente trabalham no local.

Conforme informou o diretor executivo da Funecap, Othon Cavalcanti Gama, além de ajudar na realização dos serviços, os voluntários poderão também contribuir com doações e parcerias que possam aumentar a capacidade de oferta de cursos e equipamentos aos 40 alunos da rede pública estadual de ensino que moram na Casa do Estudante.

Quando assumiu a direção da Casa do Estudante, no início de janeiro deste ano, os atuais dirigentes encontraram um prédio em situação deplorável, com toda a estrutura física, de alimentação e de habitabilidade comprometida, fato que colocava em risco a vida dos alunos residentes e também dos funcionários.

“Quando chegamos aqui, tomamos um grande susto diante da situação que encontramos, começando pelos dormitórios, que se encontravam com portas e janelas em sua maioria quebradas, e pelos banheiros, que não tinham portas. Tudo na casa apontava para uma situação de risco: o telhado com várias partes em vias de desabar; a tubulação de gás com presença de ferrugem em vários pontos; ausência de extintores de incêndio; instalação elétrica precária, com fios expostos, e infiltração no teto e nas paredes”, ressaltou.

“Nesses menos de dois meses de administração – informou Othon Gama –, muita coisa já foi feita. A primeira etapa da reforma do prédio (que teve caráter emergencial) já foi concluída; instalamos uma estação digital, que disponibiliza hoje três computadores para auxiliar nos estudos e nas pesquisas dos estudantes residentes; providenciamos a instalação de câmeras de segurança e também de cerca elétrica, e já estamos nos preparando para viabilizar a segunda parte do projeto, que terá por finalidade garantir todas as condições de habitabilidade e de conforto aos estudantes”.

Salientando que o Governo do Estado reconhece como uma das funções principais da Casa do Estudante, além da garantia de moradia e alimentação, proporcionar dignidade e autoestima aos alunos residentes, Othon Gama informou que já está em fase de elaboração um projeto político-pedagógico que vai nortear todas as atividades relacionadas à Fundação, desde os procedimentos administrativos e funcionais até a questão do comportamento dos estudantes.