João Pessoa
Feed de Notícias

Fundação Casa de José Américo sedia Mostra Godard

sexta-feira, 27 de novembro de 2015 - 09:07 - Fotos:  Divulgação

A Fundação Casa de José Américo (FCJA) sediará a Mostra Godard, com filmes do cineasta francês Jean-Luc Godard, nos dias 3 e 4 de dezembro, às 19h30, com entrada gratuita. Será exibido um filme por noite: “Acossado” e “Carmen de Godard”, com comentários do crítico de cinema Wills Leal. A realização da Mostra é da Academia Paraibana de Cinema, que tem o apoio do Governo do Estado, FCJA e Aliança Francesa.

Na quinta-feira (3) será exibido “Acossado” (1961), que conta a história da relação entre Michel (Jean-Paul Belmondo) e uma americana expatriada, Patricia (Jean Seberg). Ele é um ladrão de carros e ela vende jornais na rua. Michel mata um policial e acaba sendo procurado pela polícia. Os dois partem para Paris, em busca de um novo começo.

Premiações – Bafta, 1962 (Reino Unido): Indicado na categoria de melhor atriz estrangeira (Jean Seberg), recebeu o Urso de Prata na categoria de melhor diretor, indicado ao Urso de Ouro.

French Syndicate of Cinema Critics, 1961 (França): Venceu na categoria de melhor filme.

Na sexta-feira (4) será a vez de “Carmen de Godard” (1983), com Maruschka Detmers, Jacques Bonnafflé, Myriem Roussel. É uma história sobre conflitos da juventude, a interação entre o cinema e os recursos financeiros, além de um belíssimo ensaio sobre a beleza e a nudez de Maruschka.

Premiação – Festival de Veneza 1983: Godard ganhou o Leão de Ouro. Prêmio Técnico: Raoul Coutard (diretor de Fotografia) e François Musy (Sonoplastia).