Fale Conosco

2 de junho de 2011

Fundação Casa de José Américo sedia comemorações do Ano da Itália no Brasil



Uma cerimônia na Fundação Casa de José Américo, na orla do Cabo Branco, vai marcar as comemorações do Ano da Itália no Brasil (MIB) e os 150 anos da Unificação da Itália. O evento, realizado pelo Consulado da Itália, acontecerá neste sábado (4), a partir das 15h.

Dentre as atividades programadas para a solenidade de abertura na Paraíba destaca-se uma palestra sobre o tema central das festividades, que será ministrada pelo cônsul da Itália,  Francesco Piccione.  Além do cônsul, integrarão a cerimônia de abertura presidentes de Comitês, correspondente consular e o presidente em exercício da Sociedade Cultural Italiana Dante Alighire, Humberto Troccoli.

Comemorações semelhantes aconteceram durante toda semana nas capitais dos estados  da Circunscrição do Recife, além de outros estados brasileiros.

História da unificação – As festas e eventos têm como objetivo comemorar o aniversário do processo que reuniu os antigos estados da península e os transformou em um único país independente. O rei do Piemonte e da Sardenha, Vitor Emanuel II, no dia 17 de março de 1861, reuniu-se em Turim com representantes de outros estados da península Itálica e encerrou um longo processo de lutas e guerras nacionalistas pela independência e unificação da Itália.

Conforme dados históricos, até a metade do século XIX, a Itália estava fragmentada em uma série de estados independentes e principados, alguns sob controle da Áustria. A partir de 1848, começaram a surgir movimentos nacionalistas pregando a unificação dos estados e as guerras de independência, que culminaram na fundação da Itália moderna, em 1861.