João Pessoa
Feed de Notícias

Fundação Casa de José Américo sedia Campeonato Paraibano de Xadrez

quinta-feira, 28 de maio de 2015 - 08:34 - Fotos:  Secom-PB

A Federação Paraibana de Xadrez, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação Casa de José Américo (FCJA), realiza a 23ª edição do Campeonato Paraibano da modalidade, de 4 a 7 de junho, na FCJA.  Este ano, o homenageado será o patrono da Fundação, o escritor paraibano José Américo de Almeida, homem público de renome internacional, que além de grande político, elevou, no mundo literário, a imagem da Paraíba.

O campeonato, que tem como atual campeão o mestre nacional Evandro Rodrigues, de Campina Grande, vai contar com a participação dos melhores jogadores de xadrez da Paraíba, com o objetivo de selecionar o campeão e o vice-campeão para representar a Paraíba na semifinal do Campeonato Brasileiro Absoluto, que será realizado na cidade de Manaus/AM, próximo mês de novembro.

Serão disputadas cinco rodadas, no ritmo de 2h nocaute (relógio analógico) ou 1h30min + 30 segundos por lance (relógio digital). A premiação chega a R$ 2.400,00, a ser distribuída, conforme o regulamento, entre os primeiros lugares gerais e entre os quatro primeiros lugares das categorias feminino e sub-16.

O campeão de cada categoria também receberá troféu. Já os melhores colocados até a quinta posição, no geral, e até a quarta posição do feminino e do sub-16 receberão medalhas. O número de vagas no Campeonato Paraibano é de 60 jogadores.