Fale Conosco

27 de agosto de 2013

Fundação Casa de José Américo recebe doações do Projeto de Literatura de Cordel



projeto de literatura de cordel da FCJA 2 270x202 - Fundação Casa de José Américo recebe doações do Projeto de Literatura de CordelA Fundação Casa de José Américo finaliza o projeto Formação Inicial do Acervo de Literatura de Cordel “Leandro Gomes de Barros, que pretende ampliar o acervo da biblioteca Durmeval Trigueiro Mendes com folhetos de cordel. O projeto tem como objetivo principal a formação de uma coleção especializada em literatura de cordel com o intuito de disponibilizá-la aos pesquisadores e estudiosos da cultura nordestina.

A aquisição dos folhetos de cordel, durante a execução do projeto, decorre de pesquisas e levantamentos em centros editoriais, livrarias e sebos com sedes localizadas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Salvador, Feira de Santana, João Pessoa, Campina Grande, Recife e Caruaru.

projeto de literatura de cordel da FCJA 1 270x202 - Fundação Casa de José Américo recebe doações do Projeto de Literatura de CordelDoações - O acervo que está sendo montado pela Fundação Casa de José Américo e cujo projeto está sendo coordenado pela bibliotecária Nadígila Camilo, diretora de biblioteca Durmeval Trigueiro Mendes, também recebe doações. Nessa segunda-feira (26), o diretor da Casa de Cultura Quebra-Mar, Milton Jorge Vieira de Souza, localizada na Baía da Traição, doou cerca de 57 folhetos de cordel, alguns livros e discos de Luiz Gonzaga, entre eles, o que comemora o cinquentenário do músico e que ficará na sessão de multimeios da biblioteca da FCJA.

O diretor foi recebido pelo Presidente da Fundação, Flávio Sátiro Filho e pela diretora da biblioteca, Nadígila Camilo.

A Fundação Casa de José Américo, órgão da Secretaria de Estado da Cultura, mantém sob sua guarda o Arquivo dos Governadores e Personalidades Paraibanas e duas bibliotecas que formam um conjunto de preservação da cultura e da memória paraibana.