João Pessoa
Feed de Notícias

Fundação Casa de José Américo realiza exposição integrada em circuito internacional

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014 - 12:32 - Fotos: 

A Fundação Casa de José Américo realizará a exposição “Retratos do Amanhã”, da artista plástica Sayonara Brasil, que terá como convidado especial o artista e poeta Manuel Santana Alho, de Portugal. A abertura acontecerá na próxima quinta-feira (4), às 18h, na Sala de Exposições da FCJA.

No sábado (6), a mostra estará ligada ao “Festival 6 Continentes”, um evento cultural que envolverá vários países e comunidades de língua portuguesa, simultaneamente, cada um com sua programação cultural específica e de diversos gêneros. Além de João Pessoa, no Brasil integram o circuito as cidades de Fortaleza, Aracaju, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. Sayonarafoi convidada pela organização do Festival para expor “Retratos do Amanhã”.  A exposição mostrará 10 obras de arte, em acrílico sobre tela.

Sobre a exposição e Sayonara, o artista português Manoel Alho escreveu: “… Encontrei uma Artista que se deve escrever com ‘A’ maiúsculo. A sua pintura tem um carisma universal. A sua pincelada solta, livre quebra todas as regras do regionalismo e até do plano real, entrando num surrealismo saboroso, e porque não dizer, onírico. Suas telas parecem saídas de um sonho. Artista viajada colheu em suas viagens a liberdade da pincelada e as técnicas usadas universalmente, firmando o seu estilo muito pessoal. Sua luta pela divulgação da arte, sua e de outros artistas, fazem dela uma sonhadora com um mundo melhor onde a arte tem o seu lugar e a sua função”.

Na opinião do presidente da Fundação Casa de José Américo, professor Damião Ramos Cavalcanti, a artista Sayonara Brasil reafirma sua ‘brasilidade’, no nome e na sua terra de origem, a Bahia. “No entanto, suas pinturas transcendem fronteiras como quem tivesse, onde estivessem, uma visão universal. Quem já fotografou coisas do futuro? É o que pode conceber nas suas telas como ‘Retratos do Amanhã’, mas, nessa exposição, poderemos admirar ‘sonhos de hoje’”, observou.

Perfil – Baiana de Jequié, Sayonara Gomes de Oliveira adotou como nome artístico Sayonara Brasil e reside em João Pessoa desde 1991. Já expôs em diversos estados e países: Estados Unidos, Portugal, Alemanha, Espanha e Itália. Teve publicações de seus trabalhos em revistas, catálogos e livros do Brasil e de outros países.