Fale Conosco

25 de maio de 2011

Fundação Casa de José Américo realiza evento sobre arquivos públicos



Durante todo o dia desta quinta-feira (26), servidores estaduais da administração direta e indireta participarão do Reencontro 1 sobre arquivos públicos na Fundação Casa de José Américo, instituição idealizadora do projeto de implementação da política para gestão documental. A iniciativa integrou as medidas da FCJA, planejadas para compor os primeiros cem dias de gestão.

Para isso, a Fundação Casa de José Américo, através do Departamento de Documentação e Arquivo, realizou o “I Encontro sobre gestão documental: por uma política estadual de arquivos públicos”, no período de 28 a 31 de março deste ano, constando de palestras, conferências, cursos e reuniões. O objetivo foi estabelecer um novo olhar sobre a relação eficiência administrativa/gestão documental/preservação da memória histórica, iniciando os primeiros atos para padronização nas ações dessa área. O evento contou com a participação de cerca de 100 servidores.

O Reencontro 1, segundo a coordenadora do Departamento de Documentação e Arquivo, Irene Rodrigues da Silva Fernandes, tem como objetivo aprofundar as discussões e avançar o processo de criação do Arquivo Público do Estado da Paraíba e o sistema de organização. Para isso, a comissão provisória, formada por servidores de órgãos estaduais, além das universidades Estadual e Federal da Paraíba, sob o comando da FCJA, elaborou um documento que será entregue ao presidente da Fundação Casa de José Américo, Flávio Sátiro Filho, no final dos trabalhos desta quinta-feira, para os devidos encaminhamentos e execução.

Programação – As atividades iniciam às 9h, com duas aulas sobre arquivos públicos e sistemas de arquivo e implantação do sistema de arquivos do Estado de São Paulo, ministradas respectivamente pelos professores Josemar Henrique de Melo e Esmeralda Porfírio de Sales, seguidas de debates.

Às 14h, os trabalhos recomeçam com a apresentação dos resultados dos trabalhos da Comissão, pelos representantes dos grupos de trabalho. Sob a coordenação da professora Irene Fernandes, haverá avaliação, discussão de propostas e deliberações sobre a continuidade dos trabalhos.