João Pessoa
Feed de Notícias

Fundação Casa de José Américo realiza curso de Documentos Arquivísticos na Era Digital

sexta-feira, 29 de maio de 2015 - 16:54 - Fotos: 

A Fundação Casa de José Américo, por idealização do Departamento de Documentação e Arquivo, realizou a primeira fase do curso de “Documentos Digitais: Conceitos e Bases para a Gestão Arquivística”, durante a manhã e tarde desta sexta-feira (29). Participaram do curso estudantes de Arquivologia, gestores e servidores de instâncias responsáveis pelo patrimônio documental da Paraíba.

O presidente da FCJA, Damião Ramos Cavalcanti, ao abrir o curso, destacou que “os órgãos públicos, como a Fundação Casa de José Américo, obrigam-se a cuidar e a conscientizar sobre a memória coletiva, e nesse sentido, o Arquivo se encontra no centro dessas atenções. Daí, a realização desse curso, que será periodicamente ofertado por esta Fundação”

Segundo a diretora do Departamento de Documentação e Arquivo, Irene Rodrigues Fernandes, o objetivo do curso é discutir as características dos documentos digitais e suas implicações com relação à gestão arquivística, às tecnologias da informação e comunicação e a sua preservação digital. Acrescentou que é uma oportunidade para especialistas e estudantes conhecerem e debaterem um tema de alta relevância para a Arquivística na atualidade.

O curso é ministrado pelos professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Danilo de Sousa Ferreira e  Josemar Henrique de Melo. A segunda fase do curso será no próximo dia 12 de junho.