Fale Conosco

18 de maio de 2011

Fundação Casa de José Américo participa da 9ª Semana Nacional de Museus



A Fundação Casa de José Américo participará da 9ª Semana Nacional de Museus com a realização de uma palestra ministrada pelo museólogo da Fundação Joaquim Nabuco (PE), Henrique de Vasconcelos Cruz Ribeiro. Será nesta quinta-feira (19), às 14h30, no auditório Juarez da Gama Batista, da FCJA, na orla do Cabo Branco. A palestra, com entrada franca, terá como tema ‘Museu e Memória’.

Henrique de Vasconcelos Cruz Ribeiro é bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é analista em Ciência e Tecnologia da Fundação Joaquim Nabuco, atuando como museólogo no Museu do Homem do Nordeste. Tem experiência na área de Museologia, atuando nos seguintes temas: Museu, Museologia, História dos Museus e da Museologia, Documentação Museológica.

Museu Casa de José Américo – Guarda as mesmas características de quando José Américo nela residia, reunindo mobiliário original da época, obras de arte, objetos de uso pessoal, comendas, assim como a biblioteca e o arquivo fotográfico. Além das exposições permanentes e temporárias, também oferece aos visitantes uma videoteca com vídeos sobre a vida e a obra de José Américo, contando inclusive com o filme “O Homem de Areia”, do cineasta paraibano Wladimir de Carvalho, com entrevistas ao vivo de José Américo, além de importante coleção de vídeos sobre a cultura nordestina.

Na casa encontram-se várias obras do ministro-escritor e de outros autores, algumas em exposição e outras disponíveis para venda. O Museu está aberto à visitação de segunda a sexta, das 8h as 11h30 e das 14h as 17h30. As escolas ou instituições poderão agendar visitas, que serão monitoradas, pessoalmente ou através do telefone 3214-8531.